Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Recolhimento de armas gera insatisfação na Guarda Municipal

Os guardas municipais de Natal estão se queixando do recolhimento de suas armas, iniciado na última quinta-feira. Segundo um deles – que pediu para não ter o nome divulgado – os revólveres 38 foram recolhidos pelos supervisores “porque a Polícia Federal mandou”, devido à polêmica sobre o porte de armas da Guarda.

Segundo informou a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Social (Semdes), as armas foram recolhidas para que passem por manutenção. A nota informa ainda que os guardas passarão por um curso de capacitação, a partir de diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Vamos capacitar nossos guardas dentro dos padrões modernos de segurança pública praticados no país. Deixaremos a Guarda do Natal fortalecida e preparada tecnicamente para receber eventos da magnitude de uma Copa do Mundo”, são as palavras do secretário Municipal de Defesa Social, Sérgio Leocádio, na nota publicada pela assessoria.

Mas os guardas reclamam de não estarem informados adequadamente sobre o recolhimento das armas. “Há informações que o ultimato foi dado pela Polícia Federal por causa de uma ocorrência recente de uma troca de tiros no Parque da Cidade, entre os guardas e um homem que invadiu o parque”, disse o servidor que conversou com a TRIBUNA DO NORTE.

O guarda disse ainda que teria havido uma denúncia ao Ministério Público Federal, já que a Guarda Municipal não tem porte de armas. Ele contou ainda que os colegas estão se sentindo inseguros para trabalhar sem os revólveres, e alguns guardas estão se recusando a ir para os postos de serviço. “Você nunca sabe quando vai haver uma ocorrência com um marginal armado”, disse.

Outra reclamação dos guardas é sobre o tipo de armamento que utilizam. Segundo eles, são revólveres com mais de 15 anos de uso. “Hoje qualquer marginal carrega uma pistola na cintura”, disse o guarda que conversou com a TN. Sobre isso comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, também se pronuncia na nota da assessoria de imprensa.

“Precisamos adquirir novos armamentos e munição e para isso precisamos estar devidamente regulamentados. Essa iniciativa coloca a Guarda apta a desenvolver plenamente sua prerrogativa constitucional. Depois de 18 anos de corporação a prefeita, Micarla de Sousa, dá um passo categórico para a modernização de nossa Guarda”.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário