Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Polícia Federal desarticula quadrilha na capital

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte desarticulou, neste fim de semana, uma quadrilha acusada de tráfico de entorpecentes que trazia drogas de Campinas/SP para ser distribuída em Natal. Oito pessoas foram presas: dois mecânicos, sendo um natalense, 29 anos e outro paulista, 23 anos; um representante comercial potiguar, 46 anos; um marceneiro, paulista, 33 anos; um motoboy, paulista, 23 anos; uma dona de casa, potiguar, 34 anos; um pedreiro, natalense, 46 anos e um foragido da 7ª. DP da capital, de 27 anos, que na ocasião usava identidade falsa e estava há três anos em local ignorado.

Durante a operação, denominada “Conexão” foram apreendidos: 5,16 kg de cocaína; 9,19 kg de crack; 2,76 kg de maconha e 1,70 kg de haxixe, além de um revolver cal. 38, munição, três balanças de precisão, três veículos e R$ 1.019,00 em espécie.

Há cerca de quatro meses, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) vinha investigando uma quadrilha que supostamente estaria trazendo drogas do interior de São Paulo para ser distribuída nesta capital. No decorrer das investigações, a PF descobriu que um dos suspeitos seria um pedreiro que já havia sido preso pela DRE em 2002, também por tráfico de drogas.

Identificado o seu endereço no conjunto Pitimbu, ele passou a ser observado e logo foi possível saber que um marceneiro, igualmente preso pela PF e acusado de tráfico de entorpecentes no ano 2005, residente no Parque Industrial, em Parnamirim/RN, passou a ser visto com certa frequência naquele endereço e sempre acompanhado por um representante comercial, este último morador de Felipe Camarão.

Como o encontro daquelas pessoas se repetia constantemente os policiais passaram a desconfiar de que elas estariam se reunindo em associação para o tráfico e por isso seus endereços passaram ao longo dos meses a ser vigiados.
Na manhã do último sábado, os policiais da DRE receberam a informação de que o representante comercial, morador de Felipe Camarão, havia feito uma viagem para Campinas/SP com a finalidade de buscar drogas.

Munidos de mandados de busca e apreensão, a PF redobrou a vigilância em duas daquelas três casas, uma vez que durante a investigação ficou evidenciado de que o pedreiro residente no Pitimbu não mantinha droga em sua residência, valendo-se dos outros endereços para a guarda do entorpecente.

Por volta das 17h daquele dia os policiais observaram um grande movimento de veículos suspeitos nas residências vigiadas e então resolveram fazer a abordagem simultânea em Felipe Camarão e no Parque Industrial.

No endereço de Parnamirim, a PF contou inclusive com o apoio do efetivo da Polícia Militar face o grande número de pessoas suspeitas no local.

Em ambas as residências foram encontradas drogas, sendo que a maior quantidade, em forma de tabletes e acondicionada em uma mala, estava no quarto de casal e no endereço do marceneiro que no momento da abordagem tentou reagir, mas foi devidamente imobilizado pelos policiais. Sua mulher, grávida de oito meses, também foi presa em flagrante.

Durante a autuação dos acusados na sede da PF foi possível confirmar que a droga era adquirida realmente em Campinas/SP, porém os presos alegaram desconhecer quem seria o fornecedor.

Dos oito detidos na Operação Conexão, pelo menos cinco já possuem antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime: tráfico de substâncias entorpecentes.

Os presos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória do estado onde irão permanecer à disposição da justiça.

Em 2011, a Polícia Federal já apreendeu mais de 240 kg de drogas no Estado. A maior quantidade é de crack.


Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário