Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Bombeiros do RN orientam cuidados no período junino

Nesta época em que são celebradas as festas juninas, além das comidas, bebidas e danças típicas, uma das atrações que diverte tanto a garotada quanto aos adultos são os fogos de artifício. No entanto, o Corpo de Bombeiros alerta que é preciso tomar cuidado antes de soltá-los, para que ninguém se machuque.

“A utilização dos fogos de artifício devem ser feitas longe de pessoas, residências ou fios de eletricidade, nunca deverá ser reutilizado caso tenham falhados, jamais deverá ser alterado e nem utilizado por quem esteja consumindo bebida alcoólica, entre outros”, orienta o Tenente Christiano Couceiro, da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.

Visto de longe parece inofensivo. O que era para ser uma brincadeira pode se transformar em tragédia caso não seja bem utilizado.

No caso de queimaduras, a primeira previdência é manter a calma e acionar os bombeiros (193) ou Samu (192), que vão encaminhar o paciente à unidade mais próxima para o tratamento emergencial. “Em caso de queimadura deve-se utilizar apenas água corrente, no tratamento imediato. Nunca aplique gelo, óleo, pasta de dente, clara de ovo. Esses agentes podem irritar ainda mais os tecidos expostos. Caso haja roupa grudada na região da queimadura, não remova, apenas corte a mesma ao redor da lesão. As bolhas nunca devem ser furadas”, aconselha o Tenente Couceiro.

O Tenente Daniel Glaidson, que atua no Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do RN (SERTEN), explica que as causas de um incêndio são muitas. Ás vezes uma bituca de cigarro acesa jogada no mato seco é a responsável pela destruição de grandes áreas. "As pessoas que queiram utilizar fogos de artifício, precisam usar de acordo com a faixa etária e segundo as instruções do produto, pois podem acabar causando acidentes”, disse o Tenente Glaidson.

Glaidson alerta que nessa época do ano a preocupação da Corporação aumenta consideravelmente. Isso porque além das ocorrências rotineiras, o Corpo de Bombeiros sempre é acionado para combater fogo em terreno baldio provocado pela queda de balões ou utilização inadequada de fogos de artifícios.

Outra preocupação dos bombeiros que atuam no SERTEN é quanto aos critérios de segurança exigidos para a realização de um evento junino.

No Rio Grande do Norte, o Parecer Técnico nº 004/10, muito discutido no carnaval deste ano, é responsável em estabelecer, também nas festas juninas, as condições mínimas necessárias para a realização de eventos, bem como as providências a serem tomadas por seus organizadores, indispensáveis à segurança do público.

O Parecer Técnico nº 004/10 do CBMRN estabelece as medidas de segurança contra incêndios pertinentes a espetáculos pirotécnicos, os prazos para proceder à tramitação da documentação, entre outros.

“O parecer técnico nº 004/10 é claro em dizer que os organizadores são os responsáveis diretos pelas providências indispensáveis à segurança do público sob pena de responderem ações cíveis e penais”, disse o Tenente Glaidson.

Os responsáveis pela organização de eventos deverão comparecer ao SERTEN do CBMRN, para proceder à tramitação da documentação prevista neste parecer técnico e demais que lhes forem solicitadas, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis da data de realização do evento. Já a solicitação da vistoria deve ser feita, no mínimo, com 48 (quarenta e oito horas) de antecedência ao evento ficando a liberação para realização do evento sujeita ao estrito cumprimento do projeto aprovado.

De acordo com o Tenente Glaidson, na maioria dos casos, os eventos são interditados em função da ausência de prazos para correções de não conformidades, da exposição do público alvo a um ambiente de risco potencial, e a falta de tempo para trâmites operacionais e administrativos.

Os interessados em obter informações sobre a documentação necessária para a realização de um evento temporário, no período junino, podem obter pelo telefone 3232-9997, do Serviço Técnico de Engenharia do CBMRN.


Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário