Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Funcionários do IBGE viram alvo de marginais na Grande Natal

Desde o início do mês, o Censo 2010 está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em visita aos domicílios de todo o estado. Algumas das pessoas que estão realizando este trabalho têm encontrado dificuldades na apuração das informações, como vem acontecendo em Parnamirim, Grande Natal. Segundo informações da assessoria de imprensa do instituto e da coordenação do município, a ação de marginais e a restrição de acesso a condomínios dificultam o trabalho dos recenseadores.

Em bairros periféricos, principalmente os localizados nos limites de divisão entre os municípios de Parnamirim e Macaíba, a ação de marginais tem sido o principal obstáculo dos recenseadores. É o caso do bairro Bela Parnamirim (antigo Bela Vista). De acordo com Sérgio Magno Fernandes, coordenador da subárea do município, vândalos chegam a abordar os funcionários do IBGE e os tratam com hostilidade. "Eles ficam ameaçando, perguntando o que a pessoa quer naquela área e dizendo até que vai tomar o equipamento usado pelos recenseadores (o computador de mão PDA)", explica Sérgio.

Ele contou um episódio ocorrido em 2007 no município, durante as pesquisas realizadas pelo instituto, onde um homem chegou a roubar o PDA do recenseador. O rapaz do IBGE teria dito ao ladrão que o equipamento era munido de radar controlado pela Polícia Federal. Com medo, o homem jogou o equipamento ao chão, pediu o celular do funcionário e fugiu com o produto do assalto. Até agora, ainda não foi constatada nenhuma ocorrência dessa proporção, apenas as intimidações por parte dos vândalos, que deixam os recenseadores com receio de realizar seu trabalho em algumas áreas. "Essa está sendo nossa maior dificuldade até o momento", disse o coordenador.


Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário