Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Comando da PM expulsou 17 policiais em cinco meses

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte excluiu um total de 17 policiais em apenas cinco meses e pelo menos 43 foram presos. Para o comandante geral, coronel Araújo Silva, isso mostra que a tolerância aos transgressores está cada vez menor. “Não aceitamos o desvio de conduta. A instituição está punindo e reprimindo de imediato”.

Desde o dia 1º de abril, quando Araújo Silva foi nomeado comandante geral da PM, a assessoria administrativa da corporação instaurou um total de 62 inquéritos, 103 sindicâncias, 27 processos administrativos e 42 conselhos disciplinares, totalizando 234 procedimentos investigatórios contra policiais militares.

“A Polícia Militar tem hoje um efetivo de quase 11 mil pessoas. Se uns 100 cometem transgressão podemos dizer que é um número pequeno. Infelizmente, em todos os setores da sociedade existem pessoas com má formação da índole. O policial entra na instituição sem nem antecedente ou perfil de criminoso, mas, no decorrer do tempo ele é tentado e, por não ter uma boa formação familiar, por exemplo, acabam cedendo”, disse coronel Araújo.

O comandante destacou que a quantidade de exclusões é fruto de uma celeridade nos processos. Ele explicou que reestruturou a assessoria administrativa, triplicando o efetivo do setor responsável pelas investigações. “Além disso, temos hoje uma parceria com o Ministério Público que disponibilizou dois promotores exclusivos para dá apoio nesses procedimentos investigatórios”.

Coronel Araújo Silva lembrou que as últimas prisões de policiais militares em operações são a prova de que a criminalidade por parte de policiais existe e vai continuar sendo exercida. “A partir do momento que um policial vê o colega sendo preso por qualquer crime que seja ele vai ficar temeroso. Hoje, por exemplo, o PM que tiver tido alguma transgressão não pode concorrer a subir de patente. Para se ter uma ideia, uma prisão de 30 dias representa nove anos parado no cargo dele, então, o policial perde toda a carreira”.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário