Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Videomonitoramento nas ruas funciona pela metade

Quase a metade das câmeras de monitoramento instaladas pela Prefeitura do Natal nas ruas da cidade, ano passado, estão desativadas. Dos 30 equipamentos existentes na cidade, 14 não estão funcionando. Segundo relatório da Guarda Municipal de Natal (GMN), responsável pelo setor, o problema é causado pela falta de instalação elétrica. Apesar disso, há expectativa de instalação de mais 50 câmeras ainda este ano.
"Já existe o projeto junto ao Ministério da Justiça dependendo de pequenos detalhes para liberação", disse Osair Vasconcelos, titular da secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). As câmeras de videomonitoramento estão instaladas em locais estratégicos da capital. Até o momento, apenas 16 estão em funcionamento. Para entrar em operação, as outras 14 câmeras dependem de providências da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). A reportagem entrou em contato com o órgão. Através da assessoria de imprensa, a Cosern informou que daria uma reposta hoje. "Falta apenas a ligação da Cosern para todas as câmeras funcionarem", ressaltou Osair.

Ontem à tarde, o titular da Semdes visitou a Central de Videomonitoramento, localizada na praça Gentil Ferreira, e conheceu o sistema. Segundo o Comandante Geral da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, as câmeras inibem ações delituosas e funcionam como fonte de prova de prisão em flagrante. "As câmeras também servem como medida preventiva contra roubos e vandalismo", acrescentou.

Todas as imagens captadas são enviadas para a Central e são acompanhadas 24 horas por equipes da GMN e pelo Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (Ciosp), do Governo do Estado, que abriga uma equipe da Guarda, atuando no local. As imagens ainda são gravadas e armazenadas de forma sigilosa e poderão ser utilizadas, caso necessário, para comprovação de algum delito.

Mais 50 câmeras serão instaladas na cidade. O projeto está em Brasília para ser aprovado. Após a aprovação, será aberta licitação para a aquisição dos equipamentos. O sistema de videomonitoramento ocorre por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, o Ministério da Justiça e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

Ciosp

Além dos equipamentos sob responsabilidade da Prefeitura do Natal, a capital potiguar conta, desde 2010, com 23 câmeras da Polícia Militar que estão colocadas entre as praias de Ponta Negra e Redinha. Segundo o coordenador do Ciosp, major Kleber Macêdo, nos últimos dois anos houve uma redução na ordem de 60% nos crimes.

Roubos e furtos, desordem, brigas, prostituição e consumo de drogas aparecem em maior número entre os registros da Ciosp. Major Macêdo explica que as câmeras são os olhos dos policiais do Ciosp atuando 24 horas por dia e sete dias por semana. As imagens registradas ficam arquivadas por um período de 30 dias e, em caso de flagrante, ficam armazenadas por mais tempo. "As câmeras são ferramentas precisas na repressão e prevenção de crimes", afirmou.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário