Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Gangues promovem tiroteios e atingem pessoas inocentes

Rixa de gangues é a explicação dada pelo delegado da 2ª DP, Amaro Rinaldo, para a série de tiroteios ocorridos no período de oito dias nas Rocas e Brasília Teimosa, em que terminaram atingindo pessoas inocentes. Ele disse que existem muitas informações "plantadas" pelas gangues no seio da comunidade, mas confirmou enfrentar dificuldades para concluir os inquéritos, que já estão em andamento, porque as vítimas não comparecem à Delegacia de Brasília Teimosa para registrar Boletim de Ocorrência.
Amando Rinaldo afirmou que o boato entre os próprios moradores das Rocas, que também evitam prestar informações à Polícia com medo de represálias por parte das gangues, é de que os tiroteios começaram depois do assassinato Arthur César Soares de Araújo, o "Bauru", 22 anos, morto a tiros na tarde do dia 14 de janeiro, na chamada "rua da Lua". A vítima respondia judicialmente por porte ilegal de armas, mas também era testemunha em dois processos judiciais em tramitação na 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

O delegado Rinaldo disse serem tantos os boatos, que ontem circulou notícia sobre uma suposta troca de tiros na rua do Motor com a rua Floriano Peixoto, em que um jovem teria saído, mas não chegou nenhuma informação à 2ª DP e nem consta que alguém tenha sido socorrido para algum hospital.

Segundo o delegado, a briga entre as gangues envolvem adolescentes, sendo que de um lado está o grupo de "Bruno", "Cacau", "Chocolate", "Di" e "Ju" e de outro "Bené", "Branquinho" e "Fabinho". Rinaldo explicou que existem também dificuldades de apreender os adolescentes infratores, que responde pelos atos na Delegacia de Atendimento ao Adolescente, enquanto quem for de maior terá de responder a processo na 2ª DP, porque depois dos fatos fogem e se escondem em outras regiões da cidade, principalmente na Zona Norte.

A série de tiroteios começou no dia 16, dois dias depois da morte de "Bauru", ocasião em que dois homens apareceram numa bicicleta atirando a esmo na Travessa Bom Jesus com a rua Boa Vista, em Brasília Teimosa. Três moradores sairam feridos, duas mulheres e um homem. Já na manhã do dia 18 Ewerton Fernandes da Costa, 19 anos, o "Carioca", saiu de casa, no "Beco do Relexo", e foi até o "Beco do Napu" para atirar contra os inimigos, mas acabou atingindo o pedreiro Francisco Gilberto da Silva na perna. Já no domingo, dia 20, as vítimas dos tiroteios foram um menino de 13 anos, atingido com tiros nas duas coxas e uma criança de três anos, que mora na rua Décio Fonseca, nas Rocas.

Segundo a Polícia, os jovens identificados pela comunidade como "Bruno" e "Chocolate" teriam ido atrás do inimigo que é pai dessa criança, e como não o encontraram resolveram atirar contra o local onde a vítima estava, na porta de casa.

Outro atentado ocorreu na segunda-feira, dia 21, ocasião em que saiu ferido nas costas um motoqueiro que vinha andando por traz da igreja de Santos Reis. O delegado Amaro Rinaldo disse que muitas das informações chegam anônimas à Delegacia pelos telefones 3232.155 e 3232.6272.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário