Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

“Estamos estudando para instalar UPPs em Natal”, afirma coronel Araújo

O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que existe um planejamento para instalar Unidades de Polícia Pacificadora em comunidades de Natal. Ele explicou que alguns membros da PM estão estudando para colocar o projeto em prática em um futuro próximo.

Coronel Araújo participou do Jornal 96, da 96FM, onde comentou sobre a luta da Segurança Pública do Rio de Janeiro contra o tráfico de drogas. Desde a semana passada, uma operação de guerra foi montada resultando na tomada do Complexo do Alemão.

“Essa ação representa um exemplo de força conjunta, integrada pela Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil e Forças Armadas”, disse o comandante da PM/RN. Ele lembrou que esse planejamento vem sendo feito há alguns meses com a tomada de várias favelas.

“No Rio de Janeiro, existem várias comunidades onde foram instauradas as UPPs. Isso significa o aproveitamento dos espaços urbanos, limpezas desses espaços, instalação de postos de saúde, escolas em tempo integral, programas para os pais e construções de quadras esportivas. A polícia é parte desse processo”, destaca.

Durante entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, o comandante da PM foi questionado se o Rio Grande do Norte estaria hoje preparado para uma situação semelhante a que acontece no Rio. “Hoje temos mais de 600 militares do RN que participaram do curso da Força Nacional de Segurança Pública, tendo atuado em vários estados do Brasil e em outros lugares do mundo”, respondeu.

O próprio coronel Araújo Silva realizou vários cursos em outros países e testemunhou ações de tomada da polícia em países como a Colômbia, conhecida mundialmente pelo narcotráfico. “Em 2005, estive em Bogotá, Medellín e Cali, e vi como foram ocupados. Isso serve de exemplo para o mundo”.



De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, existe um planejamento para a instalação de projetos similares as UPPs em comunidades potiguares. “Inclusive, é um sonho nosso que sejam implementadas em Natal”, frisou.

O coronel lembrou que o Brasil será palco de grandes eventos esportivos nos próximos anos, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas do Rio 2016. Por isso a importância de preparo das forças de segurança trabalhando em conjunto contra o crime organizado. “Dessa forma, a polícia passa a ter uma importância maior e, consequentemente, mais credibilidade junto à população”.

Araújo Silva citou como exemplo de preparo a valorização do profissional. “Essa valorização do policial passa pela formação, capacitação, requalificação e oportunidades no local de trabalho, como medalhas, diplomas e promoções, além é claro, do salário”.

Operações de fim de ano
Ainda durante o Jornal 96, o comandante falou das ações da Polícia Militar para o fim do ano. Ele ressaltou que no próximo fim de semana 1.500 policiais irão trabalhar no Carnatal. “Esse será o efetivo por dia, sem prejuízo no policiamento nas demais regiões da capital”, revela.

O comandante informou que após o evento, a polícia volta às atenções para o reveillon e logo depois para o período de veraneio. “Já estamos com todo esse planejamento pronto”.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário