O período de veraneio em Mossoró e região costuma ser o mais esperado, porque a maior parte dos mossoroenses praticamente se muda para a cidade de Tibau para curtir suas casas na praia. E até mesmo em outras praias do Rio Grande do Norte. No entanto, é justamente nesta época que as casas em Mossoró ficam vazias que os marginais passam a arrombar e furtar os imóveis.
Segundo informações do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciospe) de Mossoró, há sempre um aumento desses crimes principalmente em janeiro, quando as pessoas migram para as praias. Vários arrombamentos já foram registrados na cidade por conta da ausência dos proprietários nos imóveis.
Somente na última sexta-feira, duas residências e um comércio foram violados pela ação dos arrombadores. A polícia ainda não dispõe de estatísticas dos furtos desses primeiros nove dias de janeiro em lares de Mossoró. Porém acredita que tenha havido uma redução se comparando com anos anteriores.
O procedimento é sempre o mesmo. Bandidos monitoram a rotina de moradores de residências e em horários em que não há ninguém arrombam as casas e levam tudo o que conseguem transportar, sobretudo joias e equipamentos eletrônicos. Casos como estes têm se tornado cada vez mais comuns em Mossoró e região, especialmente nos bairros considerados de classes média e alta.
A PM esclarece que por questão óbvia não consegue estar em todos os lugares da cidade ao mesmo tempo, entretanto é possível que os próprios moradores colaborem com as forças policiais para que a incidência de arrombamentos e furtos diminua. "Para isso, basta que as pessoas optem por pequenas ações que podem fazer a diferença", explicou um capitão especializado em segurança pública.
Medidas simples podem inibir ação de criminosos, diz especialista em segurança
Segundo um oficial da PM, é importante que quem vai viajar por várias semanas - ou mesmo por meses - deixe um vizinho mais próximo ou parente avisado para recolher a correspondência, não evidenciando que a casa está vazia para possíveis bandidos. Outra ação é deixar ao menos uma luz acesa para inibir o arrombamento, já que na claridade o bandido teme ser visto ou mesmo reconhecido.
"Outra ação importante para evitar furtos é trancar todos os quartos e cômodos que têm chaves. Desse modo, para o ladrão entrar nos cômodos terá de fazer vários arrombamentos ou desistirá de continuar no domicílio. Se ele permanecer no imóvel certamente não conseguirá êxito na ação, já que muito possivelmente chamará a atenção pelo barulho", disse.
O Ciosp do 2º BPM esclarece ainda que embora os levantamentos preliminares da PM apontem para uma redução de arrombamentos, eles ocorrem com certa frequência e é necessário que as pessoas registrem queixas caso tenham a casa violada, independente da época do ano.
Fonte: O Mossoroense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário