Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Bombeiros promovem campanhas educativas nas férias

O Corpo de Bombeiros Militar do RN promoverá campanhas educativas durante o período de férias, entre elas a que orienta sobre a importância do uso da cadeirinha no transporte de crianças. Na manhã de ontem, durante o lançamento da Operação Verão, em Ponta Negra, a assessoria do CBMRN demonstrou na prática a correta forma de transporte dos passageiros de 1 a 10 anos nos veículos.

"Acidentes sempre acontecem. Mas muitos deles poderiam ser evitados se atitudes simples fossem adotadas por todos nós: o uso do cinto de segurança e a utilização da cadeirinha de segurança certa na hora de transportar crianças no carro diminuem em até 70% os casos de acidentes com crianças no trânsito", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, comandante geral do CBMRN.

A Resolução 277, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece regras para o transporte de crianças. O texto estabelece que crianças de até 1 ano devem usar cadeirinhas do tipo conversível (ou bebê conforto), de 1 a 4, as cadeirinhas, de 4 a 7 anos e meio, os assentos de elevação. A partir desta idade, as crianças deverão ser transportadas no banco de trás do veículo e com cinto de segurança. Somente a partir de 10 anos poderão ser levadas no banco da frente.

No Brasil, os acidentes de trânsito ainda são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 0 à 14 anos de idade, segundo o Ministério da Saúde. Quem for flagrado transportando crianças sem o uso de cadeirinhas, pagará uma multa no valor de R$ 191,54 e levará sete pontos na carteira, tendo o carro retido até solucionar o problema.

As campanhas educativas do Corpo de Bombeiros Militar do RN serão lançadas no dia 4 de janeiro e contarão com o apoio de grupos de escoteiros do estado, da empresa Sam Remo, da Caern, Idema, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Samu e Detran. Além das orientações sobre o uso de cadeirinhas, a Campanha Praia Segura contemplará as ações Criança a Vista, que identificará com pulseirinhas crianças nas praias e lagoas do estado; blitze educativas abordando veículos nas principais rotas do litoral; e a ação Turista Legal, que levará informações aos visitantes do estado na rodoviária, aeroporto, hotéis e pontos turísticos.

Com informações da Assessoria CBMRN

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário