Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Defesa civil de Natal simula situação de emergência

O bairro do Guarapes, na zona Oeste, foi o cenário escolhido para o Simulado de Situação de Emergência nas áreas de risco de Natal. A operação foi realizada na manhã de ontem e envolveu Defesa Civil do Município, Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Militar, Cruz Vermelha, equipes de diversas secretarias municipais, além do Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria de Defesa Civil.

O simulado abordou a retirada e acolhimento de 120 voluntários, residentes em 30 casas do Guarapes com risco de alagamento e deslizamento de terra. Para operação, foi criado o Grupo de Ação de Emergência da Defesa Civil de Natal, formado por 30 homens treinados por técnicos e especialistas indicados pela Cruz Vermelha. Das 74 áreas de risco, há de seis a oito pontos classificados como de altíssimo risco. De acordo com o secretário adjunto de Defesa Civil e Direitos Humanos da Prefeitura de Natal, Urbano Medeiros, o bairro do Guarapes é avaliado com grau médio de risco.

“Essa é uma atualização do nosso Plano de Contingência, que envolve as atribuições de cada órgão envolvido. Nossa função é articular esses órgãos”, explicou Urbano Medeiros.

Cerca de 150 famílias residem no local de risco do Guarapes. Segundo a moradora Adélia dos Santos, de 74 anos, a casa em que ela reside corre risco de desabamento durante as chuvas. “Quando dá um vento forte eu já fico com medo que minha casa desabe por cima das outras”, relatou.

O prefeito Carlos Eduardo esteve no local e confirmou que existem projetos para a retirada definitiva da população que reside na área. O secretário de Habitação, Homero Grec, informou que há um projeto de urbanização no Guarapes e Planalto que prevê a construção de 1500 novas habitações, com recursos de R$ 190 milhões, cuja carta-consulta teve sinalização positiva do Ministério das Cidades.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário