Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

domingo, 14 de abril de 2013

“Ninguém tira poderes de quem não tem”

Magnus Barreto, Delegado de Polícia Civil e Diretor da Adepol Brasil

Quais as razões para os delegados se manterem favoráveis a PEC 37?


A PEC 37 não reduz o poder de investigação de ninguém. Ninguém tira poderes de quem não tem. A Constituição não dá competência para que o Ministério Público investigue. A constituição dá o controle externo da polícia ao Ministério Público. Dá aos promotores o poder de pedir a instauração do inquérito policial, de pedir diligências. Na hora que ele investiga, ele desequilibra o processo.

Porque o senhor acha então que há tanta resistência a PEC? 

É uma luta corporativista por parte do Ministério Público. O Ministério Público não quer ter o dever de investigar. Ele quer o poder de investigar. Para ele não interessa investigar o furto de uma bicicleta lá em Mãe Luíza. Ele quer pinçar aquilo que lhe interessa. E na hora que você pinça casos você quebra argumentos muito fortes como o da impessoalidade. 

Quais as vantagens da PEC?

Para a população fica claro a garantia de direito de defesa dele porque o delegado, tendo como competencia fazer a investigação criminal tem um controlador que é o próprio Ministério Público, que tem o controle externo da polícia, da porta para fora da delegacia. Mas ele pode requisitar a diligência que ele quiser para elucidação. Quando se inverete esse papel, quem vai pedir para o promotor fazer outras diligências?

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário