Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Comando da PM afasta policiais envolvidos em morte de estudante


O comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM/RN), coronel Francisco Araújo Silva, determinou instauração de inquérito policial militar e afastou, ontem, 15, seis policiais envolvidos na morte do universitário cearense José Fernandes Castelo, de 19 anos, que levou um tiro nas costas durante uma perseguição ocorrida na noite de sábado, 13, em Mossoró-RN.
Segundo informações do comando da PM no Estado, o estudante conduzia um veículo Honda Civic de cor preta e placas AUM-2112, Fortaleza-CE, quando furou uma barreira policial de rotina montada na Avenida Dix-neuf Rosado (Avenida Leste-Oeste). Por não ter atendido a ordem para parar o carro, José Fernandes foi perseguido e seguiu em fuga em alta velocidade por várias ruas e bairros da cidade.
Na fuga, o estudante atropelou três pessoas no cruzamento das ruas Dr. João Marcelino com a Pedro Velho, no bairro Santo Antônio. Mesmo após atropelar as pessoas, o estudante seguiu com a fuga passando pelo Centro em frente ao Cemitério de São Sebastião, depois trafegou pela Rua João da Escóssia, bairro Doze Anos, e depois seguiu para o bairro Nova Betânia, onde foi baleado na Rua Vicente Fernandes, em frente à Escola Lions.
De acordo com informações repassadas à TV Cabo Mossoró (TCM/CANAL 10) pelo comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Francisco Alvibá, o procedimento adotado pelos policiais que atuaram na operação seria seguido por qualquer policial em caso de perseguição. “Quando o condutor de um veículo desobedece a uma ordem de parada numa blitz, investe em fuga e atropela pessoas inocentes a única forma de fazer este veículo parar é atirar nos pneus e foi isso que foi feito, mas infelizmente um dos tiros atingiu o estudante”, explicou.
Uma perícia preliminar realizada pelo Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró aponta que sete tiros atingiram os pneus e a traseira do carro do estudante. Um deles perfurou a lanterna traseira direita, atravessou o banco do motorista e atingiu as costas de José Fernandes. O estudante ainda foi socorrido com vida para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas não resistiu ao ferimento e morreu na sala de cirurgia.
De acordo com informações fornecidas pelo hospital, tanto a idosa quanto o motociclista atropelados pelo estudante na noite de sábado, 13, já receberam alta médica. José Fernandes Castelo é natural de Tauá-CE, mas estava residindo em Mossoró desde o início deste ano. Cursava Engenharia Civil na Universidade Potiguar (UnP), campus de Mossoró.

RELEMBRE O CASO - O universitário José Fernandes Castelo, de 19 anos, morreu na noite de sábado, 13, após levar um tiro da Polícia Militar durante uma perseguição envolvendo policiais do departamento de trânsito e reforço da PM solicitado para atender a ocorrência. Segundo informações do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Mossoró, tenente-coronel Francisco Alvibá, o estudante conduzia um carro Honda Civic de cor preta, com placa do Ceará, quando furou uma barreira policial na Avenida Leste-Oeste. Ao ser perseguido, atropelou três pessoas, entre as vítimas uma idosa e um motociclista.
Segundo perícia do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró, foi encontrado um copo com vestígios de bebida alcoólica dentro do veículo. O tiro que atingiu o estudante perfurou a lanterna traseira do lado direito do carro, atravessou o banco do motorista e atingiu as costas de José Fernandes.
Segundo registro feito no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), a perseguição aconteceu por volta das 22h, a partir da Avenida Leste-Oeste, no Centro da cidade. A perseguição seguiu por ruas do Centro, bairros Doze Anos e finalizou no bairro Nova Betânia, onde a vítima foi alvejada com um tiro. O corpo do estudante foi enterrado por volta das 9h30 de ontem, 15, no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza.


Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário