Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Coape transfere presos do Núcleo de Custódia para CDP

O Grupo de Operações Especiais (GOE), do sistema prisional do Rio Grande do Norte, começou no início da manhã de hoje (18) a transferência de 60 presos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Candelária. Participam da operação três viaturas do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP), além de viaturas do próprio GOE.
A transferência deveria ter ocorrido nesse domingo (17), mas dependia do fim das obras de reparo no CDP. O deslocamento de presos deve ser concluída até a meia noite desta segunda, quando termina o prazo concedido pela Justiça para esvaziamento do Núcleo de Custódia.

De acordo com o Major Castelo Branco, coordenador da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), às 16h de hoje irá ocorrer uma reunião no Tribunal de Justiça com representantes das secretarias de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), além do promotor Wendel Beethoven, do juiz de execuções penais Henrique Baltazar e do Conselho Superior de Polícia Civil (Consepol).

Segundo Castelo Branco, será discutido o local que receberá os presos autuados em flagrante, já que a Polícia Civil afirma que não os manterá.

Desses 60 detentos saindo do Núcleo de Custódia, um deles foi para a audiência de julgamento e deve ser encaminhado ao CDP de Pirangi. Além dos 59 detentos que estão à caminho do CDP de Candelária, o centro recebe ainda outros 15 presos da Delegacia de Plantão da Zona Norte e 10 da Delegacia de Plantão da Zona Sul.

A estrutura do Centro de Detenção Provisória conta com cinco celas. Segundo o agente penitenciário Francisco Canindé Alves, diretor desse CDP, três celas têm capacidade para 13 presos e duas comportam até oito detentos. 

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário