Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quinta-feira, 14 de março de 2013

CDP Candelária, solução improvisada

Para um problema recorrente, uma solução improvisada. Após decisão judicial que obriga o Estado a fechar o Núcleo de Custódia da Polícia Civil, a secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) resolveu reativar o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Candelária. O titular da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), major Castelo Branco, admite que a manobra não é a "melhor solução", mas foi "a única opção viável no prazo estipulado pela Justiça". O CDP de Candelária foi desativado há mais de um mês e estava fechado devido às péssimas condições físicas do local. Desde a última terça-feira, cinco homens trabalham na recuperação do prédio.

No dia 7 de fevereiro passado, o CDP de Candelária foi desocupado. Naquela data, 96 homens foram transferidos para o CDP Potengi, na zona Norte de Natal. A unidade de Candelária, segundo a Sejuc, pode abrigar 100 homens. Até ontem, o Núcleo de Custódia tinha 83 presos. Segundo major Castelo Branco, nem todos seriam relocados para a unidade em Candelária. "Queremos trazer, no máximo, 70 presos. Os demais serão encaminhados para outras unidades do sistema", avisou.

Para receber os detentos, o prédio passa por uma reforma. Desde a última terça-feira, cinco pedreiros estão fazendo reparos na rede elétrica, esgotos e estrutura das sete celas. Cada uma conta com um banheiro e o prédio tem ainda um solário. Ontem à tarde, o major Castelo Branco visitou o local. O secretário adjunto da Sejuc, major Cícero Francisco Cardoso, também esteve presente. "Acredito que a reforma seja encerrada até sexta-feira. No sábado, faremos a transferência dos presos",  disse major Cardoso.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário