Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cinco são recapturados e 14 continuam foragidos

D os 19 presos que fugiram do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, 14 ainda continuam foragidos, segundo informação divulgada no início da noite de ontem, pela Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol). A fuga ocorrida na noite da quarta-feira (27) foi a primeira de 2013. Quatro dos homens foram recapturados ainda no fim da noite por uma guarnição da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que fazia uma ronda naquele conjunto residencial da Zona Oeste de Natal.
Mesmo de licença médica de quatro dias, a diretora do Núcleo de Custódia, Tânia Pereira, informou que, este ano, já havia ocorrido três tentativas de fugas, enquanto ocorreram pelo menos cinco fugas em 2012. A diretora do Núcleo foi internada às pressas na noite da quarta-feira devido à carga de estresse que vem sofrendo naquela unidade.

Os 19 detentos escavaram um túnel do chão do banheiro até a área externa da detenção. Ao todo, 75 presos estavam custodiados no local aguardando transferências para presídios provisórios. Mas, por volta das 21h50 de anteontem, somente 19 presos conseguiram escapar. Eles usaram o túnel escavado a partir do ralo e esgoto do banheiro da cela.

No momento da fuga, três agentes da Polícia Civil estavam fazendo a custódia dos presos. De acordo com a Polícia Civil, eles escalaram o muro por trás do prédio e ainda superaram uma cerca de arame (serpentina) que existe em cima da sua parede.

"A gente esperava que eles fugissem pela frente", disse um agente que não quis se identificar, porque os presos já estão furando uma parede que fica para a frente dessa avenida. Na ocasião da fuga, os agentes também estavam preocupados, porque dos 16 presos que tinham vindo das Delegacias de Plantão das zonas Norte e Sul, dez já tinham sido transferidos à noite para o sistema prisional, mas seis estavam sem algemas e soltos numa antessala do corredor.

Um dos agentes afirmou, ainda, que a fuga só não foi em maior escala porque um "gordinho" não pode passar pela abertura de 30 centímetros de diâmetro feita na base do muro do Núcleo de Custódia "e que apanhou bastante dos outros presos que não puderam fugir". Os fugitivos recapturados foram Artur Mateus Costa Silva, Danilo José da Silva, Geovanio Camilo Marques, Cleiton Soares Costa, Micael Jackson de Brito Pereira. A última tentativa de fuga no Núcleo de Custódia ocorreu em 5 de fevereiro, quando presos, dos 75 que estavam lá naquela ocasião, iniciaram a escavação de um túnel usando a abertura do vaso sanitário.

Outra fuga em massa foi abortada na madrugada do dia 21 de janeiro, uma segunda-feira, porque o preso Leonardo Gomes da Costa, 23 anos, não conseguiu sair e ficou preso na abertura feita numa grade que foi serrada na cela que dá para o pátio do Núcleo, e onde, há uns dois meses, a Delegacia Geral da Polícia Civil mandou colocar uma tela, como se fosse um teto, para que pessoas jogassem celulares, drogas e objetos, como facas, para o interior do pátio ou para dentro da cela.

Núcleo será transferido para CDP do Panatis

O delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva confirmou, ontem à tarde, que já a partir da próxima semana, os presos que se encontram no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, serão transferidos para o Centro de Detenção Provisória do Panatis, que funciona no pavimento térreo do prédio da 9ª Delegacia de Polícia.

A fuga no Núcleo ocorreu no momento em que completa seis meses da interdição, determinada em 30 de agosto do ano passado pelo juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho. Em 10 de setembro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e o governo "suspendeu", momentaneamente, o seu fechamento definitivo do prédio, que voltaria a abrigar a Delegacia de Polícia do conjunto (8ª DP), que hoje funciona, precariamente, no 2º pavimento do prédio da 14ª DP, em Felipe Camarão.

No dia 10 de outubro o juiz Cicero Macedo homologou acordo extrajudicial entre o governo estadual e as duas empresas responsáveis pela construção do CDP Potengi, na Zona Norte, para que a obra fosse concluída. No dia 8 de fevereirodeste ano, 96 presos foram transferidos do Centro de Detenção Provisória da Candelária, na Zona Sul de Natal, para o CDP Potengi. O prédio de Candelária seria usado para abrigar o Núcleo de Custódia, mas continua fechado.

Ontem, o delegado geral informou que no prédio do extinto CDP Candelária voltará a funcionar a 5ª Delegacia de Polícia. Fábio Silva disse que o imóvel do antigo CDP "está todo deteriorado" e vai passar por uma reforma, ainda este ano. Segundo o coordenador estadual de Administração Penitenciária, major Mairton Castelo Branco o sistema penitenciário está absorvendo por dia uma média de cinco a seis presos do Núcleo de Custódia, à medida em que vão sendo liberadas vagas nos presídios.

Os foragidos

Veja a relação:

ALLAN DANTAS MARQUES

ANDERSON RODRIGUES DA COSTA

CLOVES JOSÉ DE ANDRADE

RAMIRO JÚLIO DO NASCIMENTO FILHO

HENRIQUE EDUARDO DA SILVA

INGREISON FELIPE BEZERRA DA SILVA

JANILTON OTÍLIO OLIVEIRA DA SILVA

JOAB VIEIRA

LINDOMAR MACÊDO DE OLIVEIRA

ROSIVALDO OTAVIANO DE LIMA

FRANCISCO RÔMULO DA SILVA OLIVEIRA

PAULO JEFERSON ALVES SOARES

WENDEL MICAEL DA SILVA

FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário