Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Fábio Hollanda quer mudanças no conceito carcerário do Estado

A frente da pasta a pouco mais de uma semana, o secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, tem sido enfático em suas afirmações de que é preciso mudar o conceito do sistema carcerário do Estado.

“O sistema prisional tem que ser repensado. Entendo que temos que ter as unidades prisionais mais próximas das diversas regiões porque se não o preso cumpre sua pena e a família cumpre junto, tendo além do impacto moral e da questão financeira, que se mudar de uma região para outra”.

De acordo com Hollanda é preciso ter um olhar mais amplo sobre o preso e sua família para que a estrutura social esteja equilibrada e as pessoas sintam que o Estado é forte, mas se preocupa com todos os aspectos de uma condenação.

Para ele, o importante é que a sociedade perceba que o sistema carcerário faz o preso evoluir. “Eu quero ter um perfil do nosso apenado para poder decidir como atuar em cada grupo e depois analisar como está a evolução desse preso. A prisão não é empurrar a sujeira para debaixo do tapete, é tentar limpá-la”.

“Temos exemplos notáveis em Minas Gerais, em Goiás, na Bahia, e nós vamos copiar o que há de bom e tentar melhorá-los”. Segundo o secretário, projetos como o “Novos Rumos”, “Caminhos da Justiça”, e Apac também farão parte deste processo de mudança de conceito.

Ainda segundo Fábio Holanda, o Governo está focado em resolver os problemas do sistema carcerário. “Com bons projetos, recursos não faltará. Tenho o sentimento de que há a vontade política e a determinação da governadora Rosalba Ciarlini”, pontuou.

A secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) deverá apresentar os projetos para construção de cinco cadeias pública este ano, até o próximo dia 31. O convênio com o Governo Federal prevê um repasse de 47 milhões de reais ao Estado.


Fonte: Nominto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário