Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Polícia Civil não está investigando roubos a ônibus, afirma Sintro

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Passageiros do estado (Sintro/RN), Nastagnam Batista, denunciou essa semana, a negligência da Polícia Civil com os casos de roubos a ônibus. Segundo ele, os roubos não estão sendo investigados e os rodoviários já estão desacreditados no trabalho da Polícia.

“Muitos motoristas, principalmente de alternativos, não estão mais registrando os roubos, porque perdem até três horas na delegacia e o roubo não é investigado. Se não fossem as barreiras da Polícia Militar estaríamos completamente sem segurança”, desabafou.

Mas para o delegado titular da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), Atanásio Gomes, não registrar o roubo, só dificulta o trabalho da Polícia. “Sem o registro da ocorrência não é instaurado o inquérito e conseqüentemente o roubo não é investigado”.
Tiago Medeiros

Atanásio Gomes, delegado titular da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur).

Ele ainda contesta a denúncia do presidente do sindicato e afirma que já tem uma equipe da delegacia buscando os suspeitos desses roubos. “Esse ano já foram instaurados alguns inquéritos e nós [Defur] temos 30 dias para concluí-los, podendo ser prorrogado por mais 30”, explicou.

Para o delegado, os roubos estão sendo praticados por grupos diferentes e isso tem dificultado o esclarecimento dos crimes. Contudo, a Polícia Militar já prendeu alguns desses suspeitos.

De acordo com o subcomandante do Policiamento Metropolitano, tenente coronel Alarico Azevedo, a um bom tempo a PM já vem participando de reuniões com o Sintro e algumas instituições de segurança pública para coibir os roubos a ônibus e, em paralelo, realizando barreiras policiais e blitz nos ônibus.

“Nós temos um contato direto com o Sintro que nos informa onde estão ocorrendo os roubos e através das estatísticas dos registros das ocorrências é feito o mapeamento dos locais dos roubos. A partir daí decidimos os locais e os horários onde serão montadas as barreiras”, disse.

O oficial também ressaltou a importância do registro dos roubos na delegacia ou pelo disque denúncia para o planejamento das ações da Polícia Militar. “Sem o registro não sabemos onde precisa de mais policiamento ostensivo e quais os horários mais perigosos”, pontuou.

Até a quinta-feira (26), o Sintro já contabilizava 41 roubos a ônibus e transportes alternativos, neste início de ano, 31 deles na capital. A polícia registrou apenas 21 destes.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário