Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Polícia de Assu ganhará nova companhia

População da Cidade de Caicó deverá ser premiada até o final do ano de 2010 com um importante reforço do combate a criminalidade e principalmente no auxílio ao combate do tráfico de drogas.
O Comando Geral da Policia Militar do Rio Grande do Norte anunciou que será criado até dezembro a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Caatinga, ou simplesmente a famosa CIOSAC, respeitada companhia da PM que já atua no estado de Pernambuco.
De acordo com informações divulgadas pelo blog do Grupo Tático de Operações de Assú (http://gtoassu.blogspot.com/), informações do major PM Cardoso, que atualmente comanda o Grupo Tático de Combate do 6º BPM em Caicó, a intenção do comando geral da Policia Militar é instalar a companhia em Caicó até o final do ano, onde serão extintos os Grupos Táticos em todo o estado, e os policiais que fazem parte dos mesmos receberão treinamentos especiais para se incorporar a CIOSAC.
Major Cardoso confirmou que estará viajando no próximo mês acompanhado de mais um oficial da PM para a cidade de Custódia no Pernambuco, onde participarão um curso de sobrevivência denominado "Caveira do Sertão", que servirá para se aperfeiçoarem e repassarem o que foi aprendido, aos policiais postulantes a CIOSAC, em um outro curso que terá a coordenação dos oficiais caicoenses que estiveram em Pernambuco.
Ainda de acordo com o comandante do GTC de Caicó, já está sendo preparada a estrutura da Sede da CIOSAC em Caicó, o prédio da companhia deverá ser construído em um terreno que fica localizado ao lado da Cavalaria, conseqüentemente em frente à cidade Judiciária no Bairro Maynard.
O QUE É A CIOSAC — No Ano de 1997 nasceu a CIOSAC, que com o passar dos anos aprimorou técnicas e táticas específicas para o combate a criminalidade na área da caatinga, a CIOSAC é um grupo especial da Policia Militar do Estado de Pernambuco que está sempre pronto para ações do mais alto risco, sendo que vem se especialisando ainda mais no combate ao trafico de drogas, é temida pelo bandidos tão quanto o BOPE no Rio de Janeiro
O desconhecimento da real dureza das missões a eles conferidas e o reconhecimento do valor destes "guerreiros" a níveis nacional e internacional é algo notável. Integrantes de uma corporação que é referência mundial em termos de operações policias, a SWAT, uma polícia especial norte-americana, veio ao sertão pernambucano buscar treinamento especializado, em condições só encontradas no mundo em solo sertanejo.


Fonte: gazeta do Oeste

2 comentários:

  1. Essa é uma otima noticia para região do seridó, mas so que mais uma vez a população da região oeste do estado, que é uma das mais criticas, fica abandonada pelo governo e pelo comando da corporação, pois uma importante companhia como essa deveria ser cediada na cidade de Caraubas ou de Patu pois são as principais portas de entrada para o trafico de nosso estado, a região do seridó é a que tem mais policiamento por habitante aqui no nosso estado e comparado com mossoró e região e infinitamente mais tranquila.

    ResponderExcluir
  2. Sou policial de Grupo Tático aqui de Assu e o q tenho ouvido de meus companheiros daqui e de outros grupos da região é que não vão se voluntáriar para fazer parte dessa companhia lá no seridó. Ela já vai começar com uma perda grande na qualidade pois além da experiência que esses policiais possuem, a maioria deles já possuem curso na arêa de Caatinga, cursos da Força Nacional e até mesmo curso com a SWAT pagos do proprio bolso. Não querendo Desmereçer o Trabalho do Maj. Cardoso mas só agora que ele vai procurar se qualificar nessa area, e a policia já possui Oficiais qualificado nela. Isso só mostra que essa decisão é puramente politica e não técnica.

    ResponderExcluir