Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Associação quer criar sete novas delegacias e redistribuir inquéritos

Os delegados da Polícia Civil chegaram à conclusão que é preciso fazer uma redistribuição nas delegacias de Natal e, assim, colocar para andar os mais de três mil inquéritos acumulados. Esse número corresponde somente aos 15 Distritos Policiais da capital e, com isso, fez a Associação dos Delegados do Rio Grande do Norte elaborar um projeto visando a criação de mais sete delegacias de bairro.

No início deste mês, a Adepol realizou o 1º Fórum dos Delegados da Polícia Civil e começa a colher os frutos do encontro. O resultado do questionário respondido por cada um dos chefes de delegacias mostra as deficiências em cada ponto do Estado e fez com que a categoria elaborasse sugestões para solucionar os problemas.

Uma delas é a criação de sete novas delegacias distritais, redistribuindo assim a atribuição em setores de Natal. A presidente da Associação dos Delegados, Ana Cláudia Saraiva, destaca a Zona Norte da capital como a região mais crítica.

“O 9º Distrito Policial, por exemplo, é responsável por uma área com 200 mil habitantes. Ou seja, a Zona Norte cresceu e, consequentemente, a criminalidade, mas as unidades policiais não evoluíram para atender a demanda”, avalia.

Ana Cláudia, presidente da Adepol-RN
Pelo projeto elaborado, somente os bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara tem população suficiente para comportar um novo Distrito Policial cada. “A quantidade de inquéritos em atraso é evidente. Com isso, a ideia é que os novos policiais sejam convocados imediatamente e seja feita essa redistribuição, com a criação de novas delegacias”.

Para se ter uma ideia do alto índice de procedimentos investigatórios parados nas delegacias de bairros, a soma de sete dos 15 distritos chega a 3.172 inquéritos acumulados.

“Além da criação de sete novas delegacias, de cara, nossa ideia é promover mutirões. Neles, uma delegacia receberia por certo período de tempo grande efetivo policial e estrutura para concluir os casos. Essa força tarefa será aplicada em cada delegacia”, ressalta.

De acordo com a delegada Ana Cláudia Saraiva, o projeto de redistribuição das delegacias de Natal está em fase final de conclusão e será enviado à Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.



Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário