Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Centro comercial do Alecrim terá monitoramento por câmeras

O Alecrim vai ganhar sistema de monitoramento por câmeras, com incremento de 25 aparelhos distribuídos por pontos considerados críticos. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do município, Sérgio Leocádio, o equipamento deve ser entregue em meados de dezembro.

Os detalhes da operação foram apresentados hoje (23) pela manhã à imprensa, na sede da SEMDES. Na ocasião, Leocádio explicou que o Alecrim foi escolhido depois de mapeamento da segurança no local. São registradas, em média, 300 ocorrências mensais no bairro – índice que o coloca entre um dos dez mais violentos da cidade.

Os registros são, em sua maioria, pequenos furtos realizados nas paradas de ônibus. Em grande parte, isso se deve ao elevado fluxo de pessoas que trafegam pelo local. Diariamente, cerca de 100 mil pessoas passam pelas ruas do Alecrim, especialmente na área do camelódromo. O bairro também é abastecido por 40 linhas de ônibus e serve de locação a 6 mil pontos de comércio. Além disso, estima-se que receba ainda, por dia, 45 mil empregados e empregadores.

Comandante Edivan Costa, da Guarda Municipal.“Escolhemos alguns dos pontos para serem monitorados, como o cruzamento entre a Coronel Estevão com a (avenida) Presidente Bandeira, algumas paradas e a praça Gentil Ferreira, que serve de ponto de uso de drogas e prostituição”, explica o comandante Edivan Costa, da Guarda Municipal.

Além destes, o secretário Sérgio Leocádio afirma que outros locais serão discutidos com a própria população. “Também estamos estudante a possibilidade de monitoramento da avenida Rio Branco e aquela área onde está o Palácio Felipe Camarão. Apesar disso, acreditamos que o contato com a população e comerciantes é fundamental. Quem conhece o problema da violência é quem está na base, quem vivencia a dinâmica do bairro”.

Para dar conta de outros locais estratégicos, três das câmeras serão passíveis de remoção e re-locação, caso seja necessário. Cada um dos aparelhos tem capacidade de armazenamento por até 120 dias. Segundo o chefe do setor de tecnologia e inteligência da secretária, Cláudio Carvalho, com o equipamento, será possível reconhecer o rosto de uma pessoa dentro de raio de até 1km.

Com uso de software específico de gerenciamento, que ainda não foi contratado, haverá ainda a possibilidade de identificar números de placas automotivas e até mesmo interditar ruas pelo próprio sistema eletrônico. As filmagens serão monitoradas pela Guarda Municipal, mas também deve ser firmado vínculo junto aos órgãos de trânsito da cidade e do estado.

A expectativa para o próximo ano é expandir o programa de vigilância para trechos da Afonso Pena que contemplem os bairros de Tirol e Petrópolis, e para dois bairros da Zona Norte de Natal, a definir. A escolha, de acordo com Leocádio, será feita em função dos índices de criminalidade.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário