Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Menina de 14 anos amedronta Grande Natal

Mesmo depois de ter sido apreendida duas vezes em menos de dois meses, acusada de latrocínio (assalto seguido de morte) e furto, uma adolescente de 14 anos continua solta e aterroriza o bairro de Rosa dos Ventos, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Moradores reclamam de ameaças da jovem, que, pela sensação de impunidade, impõe clima de tensão no local. O delegado Graciliano Lordão, da 1ª delegacia de Parnamirim, afirma que pediu à justiça que a adolescente fosse internada, mas o pedido ainda não teria sido contemplado.

Comerciantes e moradores do bairro, que, por medo de represálias, preferiram não se identificar, reclamam que a jovem tem amedrontado a muitos. "Quando passo por ela na rua, ela fica me encarando. Outra vez, ao passar com uma amiga, ela nos olhou e fez um sinal com a mão, como se fosse de uma arma, fingindo estar atirando na gente", diz uma das moradoras. Outro adolescente faz uma denúncia maisgrave, ao contar que "ela vive dizendo por aqui que vai pegar uma estudante quando ela for para a escola e vai esfaqueá-la. E isso assim, do nada, sem motivo. Apenas porque ela se sente dona do pedaço. A mãe da menina ameaçada vive desesperada por aqui".

Segundo Graciliano Lordão, vários comerciantes o procuraram para fazer denúncias contra a garota. As queixas vão desde ameaças a pequenos furtos. Enquanto isso, ele mesmo não sabe o que fazer, pois já apreendeu a adolescente por duas vezes, mas teve de liberá-la. A última vez, ocorrida na terça-feira da semana passada, a jovem teria tomado a mochila de uma estudante e roubado-lhe um aparelho celular, mas foi detida logo após o crime. Porém, após a autuação em flagrante, o delegado teve de liberá-la, por ser uma adolescente.

O titular da 1ª DP de Parnamirim lembra que o primeiro caso é ainda mais grave. A garota, juntamente com outra adolescente de 15 anos, foram acusadas de de terem assassinado o borracheiro Aldecir da Costa Silva, de 55 anos, na Lagoa das Viúvas, no bairro de Santa Tereza, em 23 de fevereiro deste ano. "E ela confessou todo o crime, rindo e debochando do fato". Segundo o delegado, a dupla teria matado a vítima para lhe roubar uma moto Traxx e vendê-la a um traficante por R$ 20. No mesmo dia, ambas foram liberadas.

Graciliano Lordão diz ter feito um pedido de internação temporária à justiça para a garota, uma vez que ela voltou a causar problemas, mas até então não teve notícias sobre o processo. A 2ª Vara da Família de Parnamirm, onde transcorre o caso, informou, por meio da secretaria, que, por se tratar de um processo envolvendo adolescentes, corre em segredo de justiça e nada sobre isso pode ser divulgado. O Diário de Natal não localizou a promotora Tatiana Kalina Macêdo, até o fechamento desta edição.

A promotora Isabelita Gomes Neto, da 1ª Vara, conversou com a reportagem e afirmou ter recebido a informação da ação da adolescente com "surpresa". "Pelas características, não seria difícil de relembrar, mas, nesse tipo de caso, com essa repercussão social, caberia uma internação provisória, com a privação de liberdade da adolescente autora da infração cometida, por pelo menos 45 dias", explica. "O Estatuto da Criança e do Adolescente permite a medida no transcorrer do processo judicial".


Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário