Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Em operação, Polícia detém 41 pessoas em todo o RN

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Sentinela com o objetivo de cumprir mandados de prisão e realizar prisões em flagrante em todo estado do Rio Grande do Norte. A ação, ainda em andamento, resultou na prisão de 38 pessoas e na apreensão de três adolescentes.

A operação foi coordenada pela Sesed e contou com a participação das polícias Civil e Militar. O subsecretário da Segurança Pública, delegado Ben-Hur de Medeiros, explicou que as equipes das delegacias foram orientadas a priorizar a resolução de casos de homicídios e tráfico de drogas, fazendo as diligências necessárias para localizar os acusados com mandado de prisão em aberto.

Dos 17 mandados de prisão cumpridos, sete são de inquéritos que apuram casos de homicídio. O delegado Ben-Hur de Medeiros ainda ressaltou a importância da operação. “Imagine quantos homicídios e assaltos foram evitados com essas prisões. Por isso o trabalho da polícia prossegue. Continuaremos atrás de bandidos”, garante.

Um dos casos solucionados teve como vítima Erivan de Paiva Justino, 34 anos, executado no dia 4 de janeiro, em Bom Jesus. A equipe da Delegacia de Macaíba, sob o comando do delegado Frank Albuquerque, investigou o caso e chegou à autoria. Hoje, o professor de capoeira Valdécio de Oliveira Soares, o “Nêgo Val”, 32 anos, foi preso em casa, às 9 horas, no bairro da Caixa D’água, em Macaíba. “Nêgo Val” também é acusado de tráfico de drogas. Segundo o delegado, a vítima foi morta porque devia dinheiro da compra de drogas ao acusado.

A equipe da Delegacia de Ponta Negra cumpriu três mandados de prisão, sendo dois referentes a homicídios e outro por assalto. Um dos casos com desfecho positivo foi à prisão de Erinaldo César da Silva, o “Sardinha”. Ele é acusado de assassinar o auxiliar de cozinha e torcedor do ABC, Cosme Wandoberto de Carvalho Silva, 24 anos, crime ocorrido nas imediações do estádio Frasqueirão, em agosto de 2009.

O secretário da Segurança Pública, Cristóvam Praxedes, explicou que foram realizadas até o presente momento prisões nos municípios de Natal, Extremoz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, João Câmara, Pau dos Ferros, Alexandria, Santa Cruz, Parelhas, Canguaretama, Assú, Nova Cruz, Baraúna e Mossoró.

O secretário destacou que operações como a Sentinela serão freqüentes, assim como a presença mais ostensiva da Polícia Militar nas ruas. Entre outras medidas, o Governo do Estado está reforçando o policiamento através do retorno dos policiais que estavam à disposição de outros órgãos. “Temos como objetivo fazer com que a sociedade readquira aquela confiança que perdeu com o tempo. A maioria das pessoas ainda não confia na segurança do estado e por isso nosso trabalho será árduo, durante 24 horas, para atingirmos esse objetivo”, disse o secretário Cristóvam Praxedes.

A Operação Sentinela resultou ainda na prisão de dois fugitivos do Complexo Regional Penal de Pau dos Ferros e na apreensão de duas espingardas, quatro revólveres e quatro motocicletas.

Em Mossoró

Durante a operação, a equipe de investigação da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró, comandada pelo bacharel Luiz Fernado, e os policiais da Segunda Secção da Polícia Militar (PM), prendeu os integrantes de uma quadrilha que vem efetuando diversos assaltos na zona rural de Mossoró.

Após uma minuciosa investigação, a polícia conseguiu identificar o local que a quadrilha se reunia para planejar os roubos. De acordo com os policiais foi na casa da manicure Francisca Elineide de Deus da Silva, 40, localizada no Assentamento Apodi. No flagrante, os policiais foram recebidos com tiros pelo chefe da grupo, conhecido como “Nininha”, que fugiu. No local foi preso o agricultor Fábio Ferreira Lima, 20, e a manicure. Eles estão detidos e sendo indiciados por receptação e porte de arma e munição.

Foram apreendidos na operação alguns objetos como uma câmera digital, um modem, dois celulares duas motocicletas – uma Honda preta de placa HWQ7820 e uma Suzuki vermelha de placa MYD 0655 – além um rifle puma com cinco cápsulas de munição calibre 38, carteiras sem documentos de identificação e um porta notebook. Vários desses pertences já foram identificados pelas vítimas.

Pressionado pela polícia, Fábio confessou a participação nos crimes e deu informações sobre outros possíveis envolvidos no caso. Após as suas declarações, a polícia chegou aos acusados Jussyer Antônio de Lima, 33, agricultor, e Mardonio Freitas do Nascimento, 33, agricultor, de Baraúnas. Os dois estão sendo indiciados – Jussyer por posse de arma e Mardonio por porte. O primeiro pagou fiança e foi liberado e o segundo conduzido para a delegacia de Baraúnas.

A polícia continua investigando o caso e trabalha na busca de outros envolvidos na quadrilha. “Estamos investigando o caso e buscando novos suspeitos. Vários roubos em residencias do assentamento, latrocínios e assaltos em chácaras da região são atribuídos a essa quadrilha.” Declarou Cláudio Carvalho da Silva, chefe de investigação da DEFUR.


Fonte:DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário