Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Polícia Militar do RN dá dicas de segurança para evitar violência em diversas situações

Mudar o trajeto feito de casa para o trabalho e principalmente o inverso de tempos em tempos pode parecer uma dica ultrapassada, mas continua valendo como forma de evitar assaltos, sequestros e outras formas de violência. Para o major Correia Lima, que trabalha no Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e já atuou no Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), "todo cuidado é pouco" ao sair do lar no dia a dia.

O PM, que acompanha o trabalho ostensivo de colegas profissionais e os principais tipos de ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), conversou com a reportagem e acrescentou, ainda, que, sobretudo as mulheres, devem evitar andar sozinhas na rua. "Se está saindo do trabalho, o ideal é se acompanhar de algum grupo, seja para se deslocar à parada de ônibus ou até mesmo para o local onde o carro está estacionado", explicou o major.

Outra dica para o sexo feminino, que, segundo os especialistas em segurança,ainda é o mais visado para a ação de bandidos, é andar com a bolsa na parte frontal do corpo, na rua ou nos transportes coletivos. "Ao sentar nos ônibus, e isso serve para homens e mulheres, é recomendado ficar na parte do meio ou da frente do carro, próximo ao cobrador, onde permita uma visão ampla", disse Correia Lima. "Os homens também devem evitar utilizar suas carteiras nos bolsos de trás, como costumam fazer".

Ligar para o 190 é o mais indicado nos casos de se perceber atitudes suspeitas. "Nunca é demais andar na rua olhando por todas as direções e se afastar quando achar que é necessário", acrescentou o PM. Ele ressaltou, ainda, dentro das dicas de segurança, que carregar grande quantia em dinheiro pode ser literalmente uma roubada. "Se eu só vou sair para comer, por que levar muito dinheiro?", questionou.

"Além disso, com a tecnologia, posso usar o cartão de débito, cujo cancelamento pode ser feito sem prejuízo". Mesmo com tantas informações sobre como prevenir assaltos, por exemplo, nem sempre é possível livrar-se da ação de criminosos. Nesses casos extremos, o conselho da polícia é um só e unânime entre os especialistas. "Nunca reagir é imprenscindível", alertou Correia Lima, concluindo que procurar a autoridade policial mais próxima e registrar um boletim de ocorrência também são essenciais.

Algumas dicas de segurança

Na praia

- Na praia, nunca deixe seus pertences sem vigilância. Peça a alguém de confiança para olhar enquanto você vai tomar banho de mar.

- Evite tomar banho de mar em locais que você não conhece.

No carro

- Nunca deixe documentos, talões de cheques e objetos de valor dentro do carro.

- Nunca deixe as chaves sobressalentes dentro do carro.

- Procure não hostilizar os guardadores. Além de não ser uma atitude educada, pode também ser perigoso para você, além do risco de prejuízo, se seu carro for arranhado como represália.

- Nunca dê carona a estranhos.

- Procure usar dispositivos de segurança como: sistema de alarme, corrente de direção, chave geral interruptora e tranca de direção.

- Não entregue seu carro a manobristas ou lavadores.

Na rua

- Evite ostentar objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras joias.

- Evite passar em ruas ou praças mal iluminadas.

- Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

- Ao sair sozinho, procure ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.

- Ande sempre com o dinheiro da passagem de ônibus contado ou dê preferência aos vales transporte.

Na balada

- Não aceite bebida de estranhos. Pode estar adulterada com algum tipo de narcótico.

Nas viagens

- Não aceite ajuda de pessoas não credenciadas interessadas em carregar sua bagagem em terminais e aeroportos.

- Ao despachar qualquer bagagem, inclusive de mão, verifique se estão muito bem fechadas.

- Coloque identificação visível em todas as suas bagagens.

- Ao viajar de ônibus, evite carregar objetos de valor e principalmente grandes quantias em dinheiro.

- Nunca deixe a sua bagagem sem ninguém de confiança olhando.

No banco

- Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco.

- Proteja bem o dinheiro ou cheques na hora que for ao banco fazer depósitos.

- Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos.

Nas compras

- Procure não ir às compras sozinho.

- Procure não entrar em lojas muito cheias. Faça suas compras em horários de menor movimento.

- Evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos.


Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário