Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Revelados os nomes dos presos transferidos para o RN que planejaram explosão em presídios

As identidades dos nove presos transferidos pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco para o Presídio Federal de Mossoró na semana passada foram divulgadas. Os detentos estavam relacionados à organização de motins, rebeliões e planos de fuga no Presídio Aníbal Bruno, no Recife (PE), maior unidade prisional daquele estado. Eles chegaram ao presídio de Mossoró na noite de quinta-feira, escoltados por agentes penitenciários federais. Com a chegada dos internos, o presídio passa a abrigar 98 detentos.

Os transferidos são Fábio Gomes, "Coroa", 44 anos; Manuel Faustino dos Santos, "Neco Cassiano", 44; Gilson Soares da Silva, "Preá", 27; Severino Wagner Antonio Rufino; Carlos Alberto Francisco dos Santos; Agrício Severino Soares, "Negão", 27; João Marcos dos Santos; Carlos José Gomes, "Baleado", 37; e Gilmar Mendes dos Santos, "Giba", 27.

"Coroa", segundo a Secretaria de Justiça do RN, é acusado de assalto a um banco em Natal e fugiu da Secope, na Ribeira, junto com o homicida Luiz Henrique Gusson em 2001, oque provocou as exonerações dos delegados Maurílio Pinto e Antônio Peixoto.

Em 2008, parte desses presos transferidos para Mossoró planejou um plano de fuga que seria executado em três presídios pernambucanos, simultaneamente, através da explosão dos muros dos presídios com bananas de dinamite. Os líderes do plano seriam integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Nordeste.

Os presídios atacados seriam o Aníbal Bruno, Limoeiro e Igarassu. O grupo, segundo as investigações, pretendia não só executar uma fuga em massa, como deixar em média 100 mortos na investida, envolvendo presidiários, agentes e civis.

A transferência dos presos pernambucanos foi realizada em sigilo para evitar possíveis planos de resgate por parte de comparsas dos bandidos, principalmente dos que são acusados pela polícia de integrar o PCC.


Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário