Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Delegacia civil de Apodi poderá virar centro de detenção

O prédio onde funciona a Delegacia de Policia Civil de Apodi poderá ser transformado em um Centro de Detenção Provisória (CDP).

Durante uma reunião nesta quinta-feira (20) com representantes da polícia, do Ministério Público e do Judiciário, o delegado da polícia civil em Apodi, Cleiton Pinho mostrou importância da transferência dos presos para o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte administrado pela SEJUC - Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania.

A delegacia civil do local conta com mais de 30 presos em três pequenas celas que não oferecem mínimas condições de segurança para os policias que trabalham no prédio.

Segundo o delegado, apenas um PM toma conta de todos os presos e ainda do atendimento das ocorrências na DP de Apodi. “Não há como uma só pessoa cuidar de todos esses presos. Todos estão em condições péssimas. Não há condições de atendimento, muito menos visita íntima. Além disso, há 200 inquéritos que não estão sendo investigados por conta desse desvio de função.”

De acordo com Pinho, para que seja transformado em Centro de Detenção provisório o prédio ainda precisa passar por algumas pequenas adaptações. “Já está praticamente pronto, mas precisamos fazer alguns ajustes para resolver essa situação.”

Na próxima semana o Ministério Público, Poder judiciário e o delegado Cleiton Pinho vão encaminhar ofícios ao secretário de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, solicitando que a SEJUC faça um estudo em regime de urgência para transforma o prédio da Delegacia em um CDP. “Caso a Sejuc não tenha condições em fazer essa mudança logo, poderia ser designados alguns Agentes Penitenciários para tomar conta dos presos já que muitos foram nomeados recentemente”, comentou o delegado.

A Comarca de Apodi jurisdiciona ainda os municípios de Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes. O município conta com mais de 37 mil habitantes é o segundo maior do Médio e Alto Oeste.

Caso o prédio da Delegacia de Polícia Civil de Apodi seja entregue a SEJUC - Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, a DP da cidade passará a funcionar na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar ou em um prédio alugado.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário