Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Revolta do Busão termina sem confrontos com a Polícia nesta quinta-feira

Mesmo quando uma pedra foi arremessada do meio dos manifestantes da chamada Revolta do Busão em direção aos policiais, não houve confronto entre o grupo e a Polícia na noite desta quinta-feira. O protesto foi disperso por volta das 21h30, no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Senador Salgado Filho, sem que fosse necessário o uso da força policial. O major PM Marlon de Góis, subcomandante do Batalhão de Choque (BPChoque), diz que o direcionamento dado à tropa foi somente observar a movimentação dos estudantes.

Cumprindo uma ordem judicial expedida pelo juiz Federal Magnus Augusto Costa Delgado, a Polícia Rodoviária Federal enviou 11 viaturas para o trecho urbano da BR 101 em Natal, desde o final da tarde desta quinta, para que os manifestantes não fechassem a via. Mesmo assim, uma das pistas foi ocupada pelos manifestantes, que chegaram a queimar pneus em frente ao Shopping Via Direta.

Os estudantes que participaram da Revolta do Busão nesta noite saíram das proximidades de Mirassol, em marcha, até o viaduto do 4º Centenário sob a escolta da PRF. No viaduto, um dos manifestantes acabou pulando da parte superior da estrutura e caiu ao chão da Avenida Salgado Filho. Ele foi identificado apenas como “Mateus” e foi encaminhado pela Polícia ao pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Depois de alcançarem o viaduto, os manifestantes decidiram seguir pela Avenida Prudente de Morais, onde passaram a ser escoltado por viaturas do 5º batalhão PM. Houve depredação de várias calçadas por parte dos participantes do protesto, que chegaram a levar cavaletes que estavam às margens das obras do estádio Arena das Dunas.

O objetivo dos manifestantes era seguir até o cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. Porém, pelo caminho os estudantes fizeram diversas fogueiras e improvisaram barricadas com pedras que retiravam das calçadas e canteiros, além de vários sacos de lixos recolhidos ao longo do caminho.

No final do protesto, já por volta das 20h30, os manifestantes fecharam o cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, causando transtorno aos que tentaram passar pelo local. Em um dado momento, uma pedra chegou a ser arremessada por participantes do protesto em direção aos policiais. Mesmo assim, não houve reação por parte do BPChoque.

Marlon de Góis diz que o objetivo do BPChoque nesta noite era apenas o de acompanhar o protesto. “Preferimos ficar somente na observação, mesmo com várias provocações. E percebemos que foi uma estratégia melhor do que o confronto que houve da última vez”. Por fim, antes de se dispersarem, os manifestantes se reuniram e aplaudiram os policiais presentes.
 
 
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário