Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pecado Capital: Matias Laurentino presta depoimento a Júlio Costa

O delegado Júlio Costa, titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), colhe o depoimento do colega Matias Laurentino desde as 8h desta sexta-feira (16). Júlio Costa investiga a denúncia de um suposto tráfico de influência dentro da Polícia Civil.

A denúncia veio à tona na segunda (12), após a deflagração da operação Pecado Capital, do Ministério Público com o apoio da Polícia Militar. A operação culminou com as prisões do advogado e ex-diretor do Ipem Rychadson de Macedo Bernardo; do empresário Rhandson Rosário de Macedo Bernardo; do advogado Daniel Vale Bezerra e do analista de sistemas Adriano Flávio Cardoso Nogueira. O engenheiro civil Aécio Aluízio Fernandes de Faria, que também teve a prisão decretada pela Justiça, é considerado foragido.

Segundo a petição enviada pelo Ministério Público à Justiça, a quadrilha presa na operação teve poder até para "afastar" um delegado que pretendia investigar os supostos crimes administrativos cometidos no Ipem. Segundo o Ministério Público, o delegado Matias Lauretino teria sido destituído das funções como adjunto da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária (Deicot) a pedido de Rychardson de Macedo Bernardo, ex-diretor da autarquia.


saiba maisWilma não aceita insinuações envolvendo seu nome com operação Pecado CapitalPecado Capital: delegado Júlio Costa vai apurar tráfico de influênciaPecado Capital: procurador considera afastamento de delegado fato muito gravePecado Capital: analista de sistema se entrega ao MPDois investigados na operação Pecado Capital seguem foragidosPecado Capital: Advogado não entrará com pedido de habeas corpus hojeAcusados da operação Pecado Capital são transferidos para o CPIUma interceptação telefônica feita pelo Ministério Público às 21h05 do dia 28 de março passado mostra uma conversa entre Rychardson e o advogado Daniel Vale Bezerra, também preso na operação Pecado Capital. Os dois falavam sobre as investigações comandadas por Matias Laurentino. Na gravação, eles discutem sobre como o delegado conseguiu
informações sobre diárias pagas pelo Ipem e os nomes do pessoal que recebiam essas diárias.

"É só dizer que não tem [a lista com os nomes das pessoas que recebiam as diárias]. Como foi que esse FDP pegou isso aí? Que bicho FDP esse Delegado", diz Rychardson a Daniel.

No final da ligação, Rychadson diz a Daniel, refrendo-se ao delegado Matias Laurentino: "Agora é tentar tirar esse doido daí, que ele acanalhou tudo esse Matias". Rychadson chega a comentar que o delegado "está exagerando".

Matias Laurentino foi nomeado para ser adjunto da Deicot em março deste ano. Mas 23 dias após a designação, foi exonerado do cargo, sendo nomeado para ser titular da Delegacia de Proteção ao Idosos (Depi).

O Ministério Público chama a atenção na petição enviada à Justiça para o fato de no dia da publicação da exoneração de Matias Laurentino da Deicot, Rhandson Macedo - também preso na Pecado Capital - ter ligado para o irmão Rychardson.

A interceptação foi feita às 14h04 do dia 2 de abril passado: ""Você, já viu na internet? Saiu já! Mas não é a pessoa que você pensava que entrou".


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário