Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

sábado, 31 de julho de 2010

Marcha reúne potiguares que apoiam liberação da maconha

A primeira marcha pela liberação da maconha no Rio Grande do Norte foi realizada na tarde desta sexta-feira (30). Centenas de pessoas de todas as idades se reuniram no Campus da UFRN portando cartazes e gritando frases em prol da cannabis, como: “Arroz, Feijão, Maconha e Educação”.

A organização do evento, o Coletivo Cannabis Ativa, destaca que a marcha é uma das formas de gritar por todos que defendem a liberação da maconha. Além disso, os organizadores do evento insistiam em propagar a ideia de que a proibição da droga “fortalece a criminalidade” e que a cannabis pode ter uma série de benefícios, principalmente, medicinal.

Para a estudante universitária Leilane Assunção, estudos científicos comprovam que ao contrário do que os críticos falam, a maconha não causa danos mentais. “Vários cientistas estudam isso e alguns chegaram à conclusão que é possível potencializar a intelectualidade, através da cannabis”.

Leilane Assunção ressaltou que o objetivo da marcha é informar a sociedade e tentar quebrar o preconceito que gira em torno do consumo da droga. “Hoje, as rodas de fumo reúnem policiais, médicos, jornalistas, artistas e até mesmo donas de casa. Então, porque proibir?”, questiona.

A estudante afirma também que é viciada em maconha, mas, destaca: “comecei a usar depois de adulta. É importante dizer que nós estamos aqui pedindo a liberação, mas temos a consciência da existência de grupos de riscos, que são crianças e adolescentes”.

De acordo com Leilane, nessa fase da vida o uso de cannabis pode afetar o desenvolvimento dos órgãos. “No entanto, na fase adulta, cada um é responsável pelos seus atos e pelo seu corpo”, frisa.

Apesar da grande maioria dos que foram à marcha defender a liberação da maconha, o evento também teve a presença daqueles que não concordam com a causa. Para Maria Aparecida, de 61 anos, que se disse uma pessoa moderna, a droga só traz problemas para a população.

“Sou totalmente contra. Essa marcha é para ver se melhora a situação, mas, com certeza vai piorar. O mundo já está destrambelhado se a maconha for liberada ai vai ser complicado”, comentou.

Maria Aparecida disse que tem dois filhos e sempre os orientou a não ingressar no vicio. “Se eu descobrisse que algum deles usa maconha iria bater o mundo todo em busca de um local que pudéssemos libertá-los desse mal”.

A organização da Marcha da Maconha esperava reunir aproximadamente 500 pessoas na caminhada que saiu da Praça Cívica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foi até a Reitoria da instituição.

Durante todo o percurso, os “soldados da maconha” foram acompanhados por policiais militares que fizeram a segurança e coibiam qualquer tipo de utilização da maconha. A determinação a Polícia Militar é que os manifestantes não podiam consumir, portar ou fazer apologia ao uso da droga.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário