Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

domingo, 21 de agosto de 2011

Presídios incomodam vizinhos

Tiros, sirenes, correria. Ao primeiro sinal de fuga, são esses os elementos que passam a amedrontar quem mora vizinho a unidades prisionais situadas em meio à área urbana da capital do Estado. Invasão de residências por suspeitos fugitivos e balas perdidas são apenas duas das inúmeras conseqüências de se manter um presídio cercado de casas em um bairro movimentado. O Governo não acena com nenhuma mudança dessa realidade e, ao contrário, parece investir para que unidades prisionais cresçam cercada de casas.
Adriano Abreu
Tereza de Medeiros mora próximo ao CDP de Pirangi e já teve a casa invadida por bandidos em fuga. Ela teme pela segurança da família
Um exemplo é o presídio provisório Raimundo Nonato Fernandes. Localizado na zona Norte de Natal, tem se mostrado um grande incômodo para os vizinhos. Além de tiros durante a madrugada, o problema apontado é o esgoto que corre de forma permanente pela rua. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com moradores da vizinhança de quatro unidades prisionais da capital e relata os problemas apontados.

Coincidentemente, na noite da segunda-feira passada, mais tiros foram escutados. Dessa vez, três detentos do regime semiaberto, que retornavam para as celas, foram alvo de um atentado. Os homens foram surpreendidos por pessoas ainda não identificadas, que os esperavam em frente ao Presídio provisório. Os três conseguiram fugir correndo e não foram atingidos por nenhum dos disparos. A dupla se evadiu do local.

Uma senhora que preferiu não se identificar conta à reportagem o sofrimento de ser vizinha do local citado. Segundo ela, em uma das tentativas de fuga da penitenciária, inúmeros tiros foram ouvidos e trouxeram trauma para a sua filha, que não sabia o que estava se passando. "Em outra ocasião, três bandidos chegaram a entrar aqui em casa. Chamei a polícia e eles conseguiram tirar sem que nenhum me machucasse. Mas foi um dia terrível. Até hoje minha filha tem trauma até mesmo quando escuta um barulho de traque de são joão".

O que é visto com os restantes dos moradores da rua Itapetinga, onde fica o presídio, e adjacências não é diferente.

Apesar de levar "provisório" nos nomes, os Centro de Detenção Provisórios (CDP) tem se mostrado uma alternativa permanente do Governo do Estado para a população carcerária. O que não é temporário é o medo refletido na população em virtude da instalação de tais unidades.

Por trás do CDP de Pirangi, que serve de triagem para a distribuição de detentos por Natal e Grande Natal, a reportagem constata a insegurança. Teresa de Medeiros, 61 anos, já comprou a cerca elétrica para instalar sobre o muro para evitar que fugas terminem novamente em um dos quartos da sua casa. "Isso traz muito perigo para os moradores da redondeza. A gente fica sem saber o que fazer quando ouve tiros. Em uma das fugas, já pularam aqui para casa. Ainda bem que não ocorreu nada demais comigo", conta Teresa.

Na Travessa Macaé, no conjunto Santa Catarina - zona Norte -, a indisposição com a presença de unidades prisionais já gerou manifestações e abaixo-assinados. "Mas ninguém conseguiu impedir essa construção ai. É um grande problema", relata a comerciante Rosineide Varela, vizinha da Delegacia de Plantão da zona Norte.

Do outro lado da rua onde mora, o prédio da antiga Deprov (Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas) está com o processo de reforma em fase de conclusão para receber 120 detentos. "Aqui em casa não, mas nos vizinhos já teve caso de bandidos fugirem e invadir as casas", protestou Rosineide.

A reportagem tentou contato com o secretário da Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, para comentar a situação. No entanto, Cortez não atendeu aos telefonemas realizados.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário