Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Guardas municipais passam por capacitação para atuar no Ciops-RN

Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) que se encontram participando da capacitação técnica para atuar no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do RN (Ciosp), iniciaram nesta terça-feira (22) as atividades práticas supervisionadas. O treinamento acontece na unidade de comunicação integrada, situada no prédio do Comando Geral da Polícia Militar. A Guarda Municipal de Natal é vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).

Os guardas municipais foram recebidos pelo Diretor do Ciosp, Maj. Carlos Cléber Caldas de Macedo, que apresentou à nova equipe todas as instalações da unidade de comunicação. Os setores mais focados foram as alas operacionais que a Guarda Municipal vai operar, sendo elas as ilhas de atendimento ao cidadão, despacho de ocorrências e sistema de vídeo monitoramento da capital.

De acordo com o que foi exposto pelo maj. Macedo, o ambiente se encontra todo planejado para acondicionar e dar operacionalidade aos guardas municipais que vão atuar no Ciosp. “As cabines de atendimento, sala de despacho de ocorrência e setor de supervisão para a Guarda Municipal iniciar o serviço já se encontra plenamente equipado”, garantiu.

Segundo o guarda municipal Antônio Manso, que vai operar no Ciosp, o treinamento vem sendo fornecido de forma didática e de fácil aplicação facilitando a familiarização dos agentes que vão atuar no sistema integrado. “Agora com a parte prática estaremos aptos a iniciar o serviço com eficiência”, informou.

Os 20 guardas municipais, que vão executar as atividades no Ciosp, devem passar por mais uma semana de capacitação prática supervisionada, para, ao término, iniciar a trabalho operacional pleno.

Como Funciona

O procedimento instalado no Ciosp é acionado no momento que o cidadão busca ajuda das instituições que integram o Centro de Segurança. Nesse instante o agente na função de atendente do call center registra o fato informado, e de acordo com a ocorrência aciona o despachente da instituição responsável pelo atendimento, podendo ser ela a Guarda Municipal, Polícias Militar ou Civil, Corpo de Bombeiros ou Itep. Por meio de rádio frequencia o agente na função de despachante ativa as equipes com responsabilidade pública para atuar no caso informado.


Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário