Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval termina com 12 homicídios

Embora não tenha os números finais de ocorrências por conta do Carnaval ter continuado na Quarta-feira de Cinzas em algumas cidades do interior, o aparelho de segurança pública anuncia que o número de homicídios neste período foi de 12 no Rio Grande do Norte, sendo que apenas três foram na Região Metropolitana de Natal (RMN), dos quais dois ocorreram em Parnamirim e um em Natal.

Assim mesmo o secretário estadual de Defesa Social, Aldair da Rocha comemora “a efetividade do policiamento preventivo”, durante o Carnaval, que resultou na redução em 8,3% do número de ocorrências em todo o Estado, que caiu de 1.116 denúncias em 2010 para 1.023 este ano.

Aldair da Rocha disse que o número mais preocupante foi com relação aos acidentes nas rodovias estaduais, no qual morreu uma pessoa na RN-160, que liga a BR-101 as praias do litoral norte. “O número de acidentes cresceu 15%”, disse ele, com base em dados do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), mas ressaltando que isso se deve ao crescente número de veículos e às chuvas que tornam o trânsito mais perigoso.

O secretário também anunciou que está sendo criada uma Subsecretaria de Análise Criminal, a qual será ocupada pelo delegado Silva Júnior, que expôs que pelo menos dez policiais e pessoal ligado área social e de estatísticas deverão trabalhar com ele: “Vamos resgatar os dados do dia-a-dia e tratá-los através de um software”.

Segundo o secretário, foram apreendidas 33 armas de fogo, mas só três foram apreendidas em áreas de realização de Carnaval, em Upanema, Jucurutu e Lagoa Salgada.

Silva Júnior disse que este novo órgão vai permitir que “se dê ênfase à qualidade e à busca dos dados sobre as ocorrências criminais e interpretação deles”. Para ele, isso vai permitir, também, que os indicadores apontem ou não “se as estratégias de segurança estão surtindo efeito”.

O comandante da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, informou que dos homicídios ocorridos entre o sábado e a Quarta-feira de Cinzas, apenas um estava relacionado ao Carnaval, o de Israel Silva Bezerra, que foi morto a facadas por Joabson Camilo da Silva, que foi preso em flagrante delito pela polícia.

Araújo Silva ainda informou que em Pedra Grande houve dois homicídios, sendo que Francisco Carlos do Nascimento foi morto por Francisco Lopes, que, por sua vez, foi linchado pela própria população, mas o caso não teve nenhuma relação com o Carnaval.

O Corpo de Bombeiros também informou que no Carnaval houve seis salvamentos de pessoas que estavam se afogando e busca de três corpos de pessoas que morreram afogadas: Gilson Januário de Lima, em Pedro Velho; Antonio Erisson da Silva, em Paraú e o corpo de uma menina de 12 anos, encontrada na Lagoa do Comprimento, entre Jacumã e Muriú.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário