Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bombeiros iniciam treinamentos no Alto Oeste Potiguar

A 2ª Seção do Corpo de Bombeiros deu início a uma série de treinamentos em Pau dos Ferros, situado a 400 km de distância de Natal, na última sexta-feira (25) visando capacitar seus militares as ocorrências atendidas na região do alto oeste potiguar. De acordo com o tenente Saulo Moises, chefe da seção em Pau dos Ferros, o alto oeste potiguar é recortado por inúmeras serras que potencializa o surgimento de casos de pessoas perdidas, nas áreas de mata, fazendo necessário que os militares estejam preparados para realizarem buscas e salvamento, atividade de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

Na abertura das atividades, às 06h45, os bombeiros realizaram uma longa caminhada, entre os municípios de Pau dos Ferros e Encanto, com o intuito de se adaptarem as atividades no meio silvestre, aumentando sua tolerância e resistência física às condições adversas impostas pela região onde atuam. Na ocasião, os militares empenhados receberam instrução de amarração de vítima em prancha, para a atividade de busca em mata, orientações sobre velocidade de marcha, auto-horários, tempo estimado de caminhada, equipamentos a serem utilizados, logística de transporte de materiais, alimentação para atividade de busca e responsabilidades dos componentes de uma equipe de busca.

Os primeiros 12 km de caminhada foram da Seção de Bombeiros, em Pau dos Ferros, até a divisa com o município de Encanto. Neste trecho, o grupo simulou o salvamento terrestre de uma pessoa com 60 quilos, transportando um boneco devidamente imobilizado em uma maca, onde os militares executavam o revezamento no transporte da “vítima”.

No município de Encanto, situado a 412 km de distância de Natal, os bombeiros foram chamados por populares para a realizarem a captura de uma Philodryas Nattereri, vulgarmente conhecida como corre-campo ou cobra de cipó, serpente não peçonhenta muito comum na região. No açude da cidade foram ministradas instruções de transposição de meio líquido com vítima e flutuabilidade.

Segundo o tenente Saulo Moises, a atividade teve um caráter educativo e técnico, focado nos salvamentos típicos da região. “Existe a necessidade de que os homens em serviço sejam capazes de oferecer a primeira resposta, em uma operação de Busca, até que mais recursos materiais e humanos sejam disponibilizados. Por isso, é fundamental que os militares recebam treinamentos que os capacitem a desempenhar sua atividade de forma eficiente, dando assim um melhor atendimento à população potiguar. É treinamento duro em defesa de vidas”, destacou o Tenente Moises.

Durante toda a ação, os militares conheceram seus limites físicos e aprenderam formas de sobreviver ao desgaste do corpo, principalmente em ocorrências prolongadas. Além do tenente, participaram da atividade instrucional os sargentos Amaral, Luciano, F. Souza, o Cb Josué e os Soldados Aldecleidon, Robson Rego, Holanda, Costa, Webster, Gleiser e Kaio.


Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário