Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cães da comunidade se formaram no curso do BPChoque


Entre pastores alemães e belga e rottweilers, 16 cachorros de cidadãos comuns de Natal deixaram de ser simples cães de guarda. Com o encerramento do curso de cinotecnia do Batalhão de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, esse animais agora podem ser considerados policiais. Eles serviram também para treinar 16 homens, entre policiais militares, civis e bombeiro, no adestramento de cães.

O comandante do BPChoque, o Major PM Cícero Cardoso, explica que o curso, que teve duração de 8 semanas, tinha como objetivo habilitar os agentes de Segurança Pública a adestrarem cães com os comandos básicos. Foram escolhidos cachorros da comunidade para também serem adestrados.

"Os animais estão aptos a atenderem comandos básicos, como fica ou senta. É preciso um outro curso, mais especializado, para que os cachorros venham a ser usados em operações. Temos antes de descobrir se o cão tem maior inclinação para ações de faro ou de controle de distúrbios civis e intervenções prisionais", afirma Cícero Cardoso.

Com a formatura que ocorreu nesta segunda-feira (12), os cães retornam para seus donos, que também tiveram participação no curso, acompanhando os treinamentos. Entre os proprietários dos animais está a médica Carmem Melo do Vale, 48 anos, dona do pastor alemão "Zeus". Para ela, o curso pelo qual passou o seu animal de estimação representa "segurança para a minha família, pois agora ele se tornou um cão educado, apto a obedecer nossos comandos e defender a nossa casa". Ela também ficou contente em saber que o seu cão ajudou na formação de mais um policial cachorreiro, como são chamados os formados no curso.

Outra cidadã que teve o cão adestrado no curso de cinotecnia deste ano foi a aposentada Elza Inácio da Luz, 64 anos, proprietária do pastor alemão "Blade". Para ela, foi muito bom o adestramento do seu animal, pois "ele vai chegar em casa bem ensinado".

Ainda segundo o Major PM Cardoso, existem 30 policiais militares habilitados no manejo de cães para operações de Segurança Pública.

Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário