Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

sábado, 24 de março de 2012

Detento com HIV ganha liberdade antecipada

O detento F.C.A, de 35 anos, portador do vírus da Aids, não precisa mais ficar recolhido ao Presídio Provisório Raimundo Nonato. No último dia 15, o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar assinou o termo de Livramento Condicional [liberdade antecipada]. Isso aconteceu onze dias depois de reportagem publicada pela TRIBUNA DO NORTE, denunciando à condição precária de saúde do preso e a falta de assistência médica.
Adriano Abreu
O detento F.C.A. já tem o direito de sair do presídio. Espera apenas um familiar para buscá-lo

Apesar da liberdade, F. Não chegou a ser liberado ontem, por questões de segurança. "Ele não tem condições de se locomover sozinho, então não seria responsável de nossa parte liberá-lo, sem a presença de um familiar", explicou o vice-diretor do presídio, Almir Medeiros. A direção do presídio teve dificuldades de localizar a mãe do rapaz, que reside em Mossoró, mas no final da tarde ela confirmou que vem a Natal na segunda-feira para buscá-lo.

Preso por assalto à mão armada, F. aguardava ansioso, ontem, a chegada de algum familiar para poder tomar o caminho de casa. Entre o choro compulsivo e o balbuciar de algumas palavras, o detento deixou escapar uma frase: "estou feliz. Não vejo a hora de ir para casa". No presídio, até pouco tempo antes da reportagem publicada pela TN (no dia 06/03), F. não recebia tratamento adequado de saúde e ficava em uma cadeira de rodas enferrujada e sem apoio adequado para os pés, em meio a sacos de lixo.

Ontem, a direção do presídio Presídio Provisório manifestou preocupação. "Aqui no presídio", observou Bosco, "não temos alimentação adequada pra ele. É melhor que ele vá para casa, onde a família pode cuidar dele". Segundo Almir Medeiros todas as providências administrativas já foram adotadas, inclusive médicas. Na quinta-feira, 22, F. Foi conduzido ao hospital Giselda Trigueiro, para exames médicos, que vão apontar a evolução de seu quadro de saúde.

"Precisamos entregá-lo a algum familiar e passar as orientações que constam na ficha de referência médica, quanto aos exames e à medicação", explicou Medeiros. Os exames clínicos estão prontos para recebimento no próximo dia 28 de março, e em trinta dias, ou seja, dia 22 de abril, ele deve retornar ao médico. Ontem, antes da entrevista, F. participava de um culto evangélico. Depois, desceu a rampa que dá acesso ao corredor da administração da penitenciária, na cadeira de rodas, empurrada por um dos agentes. Estava em prantos. Por alguns momentos, não conseguiu controlar o choro.

F. contou que está no Raimundo Nonato há um ano e nove meses. O crime foi praticado há oito anos e, não se sabe ao certo, se a detenção veio primeiro do que a identificação do vírus da Aids no seu organismo. Segundo relato dos agentes penitenciários, F. chegou visivelmente sadio ao presídio e foi definhando, aos poucos, chegando ao ponto de não conseguir mais andar. Por ser portador do HIV, era excluído pelos próprios colegas.

O comportamento de F. oscilava entre momentos de calma e rebeldia, segundo relato dos agentes penitenciários que convivem com ele desde que foi transferido do Centro de Detenção Provisória das Quintas, em 2008, para o Presídio Raimundo Nonato. Na entrevista, F. disse que dependia da ajuda de outros presos e dos agentes para sobreviver.

Ele foi condenado a quatro anos e três meses de prisão pelo crime de assalto à mão armada (artigo 157 do Código Penal Brasileiro). Descobriu que tinha a doença no presídio. De acordo com o relato de agentes penitenciários, no mês de abril do ano passado, o detento começou a passar mal na penitenciária com sinais de tuberculose. Ele foi conduzido para uma consulta no Hospital Giselda Trigueiro, onde foi diagnosticado como soropositivo.

Ele permaneceu seis meses internado, recebeu alta e retornou ao presídio. Desde então, começou a piorar. Expulso da cela que dividia com mais uma dezena de homens, ele passava dias num corredor escuro, sujo e úmido. Além da falta de um espaço adequado para a custódia, F. não tomava regulamente a medicação contra a Aids e as doenças oportunistas.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário