Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Degepol exonera titular da Dehom e equipe ameaça entregar cargos

O Diário Oficial do Estado, edição desta quarta-feira (23), publica a exoneração do delegado especial titular da Delegacia Especializada de Homicídios do Município de Natal, Laerte Jardim Brasil, transferindo-o para exercer a função de delegado titular da Delegacia Especializada de Assistência ao Turista (Deatur).

A exoneração, apesar de ser algo facultado ao Estado, é alvo de severas críticas por parte dos agentes, escrivães e parte dos delegados que compõem a equipe da Dehom-Natal. Os policiais ameaçam colocarem seus cargos à disposição da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGran), habilitando-se para servir em qualquer outra unidade policial.

Nesta terça-feira, quando surgiu a informação de que o delegado seria transferido, a equipe ainda sob comando do delegado Laerte Brasil emitiu nota, através da qual explicam que o delegado é o principal idealizador dos projetos de implantação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no Estado. Entre as ações propostas pelo delegado, com intuito de dar mais celeridade e maiores chances de elucidação dos crimes de atentado contra a vida, propôs que agentes da Dehom atuassem desde o local do crime até a conclusão do inquérito policial.

A proposta submetida recentemente ao Conselho de Polícia Civil (Consepol) era para alterar a competência da Dehom, de forma que seus policiais e pudessem atuar já a partir do chamado local do crime. No entendimento dos delegados da especializada, esse seria um passo que antecederia a implantação da Divisão de Homicídios.

A nota diz ainda "...ao longo de dez anos, o delegado vem lutando pela criação desta divisão e agora surpreendentemente lhe foi oferecido um 'prêmio' para ir para a Força Nacional em troca da renúncia de seu projeto, que ele mesmo denomina de 'sonho', um ideal perfeitamente possível e exaustivamente pesquisado, elaborado e adaptado às exigências da Cúpula de Segurança do Estado, mas que por motivos não alcançados pelo efetivo que compõe esta delegacia, jamais saíram do papel, em uma evidente omissão às mais de mil mortes já alcançadas apenas no ano de 2014" (SIC).

A saída de Laerte Brasil deve ocasionar o pedido de transferência de outro experiente delegado de polícia, Raimundo Rolim. Laerte Jardim Brasil evitou falar sobre o assunto nesta terça-feira, quando ainda não havia sido publicada a portaria assinada pelo delegado geral de Polícia Civil, Adson Kepler Monteiro Lima.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário