Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sesed não tem data para colocar viaturas nas ruas

O problema da falta de manutenção das viaturas da Polícia Civil está sendo levado à Secretaria de Planejamento, na tentativa de resolver as pendências financeiras existentes, tirar as viaturas das oficinas e pátios, e devolvê-las às ruas. A informação foi dada ontem pela manhã pelo secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, sem confirmar qualquer previsão de quando os recursos chegam às polícias, principalmente à Civil.

No último dia 26 deste mês, a TRIBUNA DO NORTE publicou reportagem mostrando que 22% da frota de viaturas que servem à Polícia Civil do Estado está parada por quebra e falta de manutenção. De um total de 317 veículos, já estão recolhidos 53 ao pátio do Setor de Transportes da Sesed, na rua Sachet, Ribeira. Outras 17 viaturas estariam recolhidas às delegacias no interior do Estado, segundo o chefe do Setor de Transportes, Ranulfo Alves.

Ontem o titular da Sesed não confirmou os números, mas reconheceu o problema. “Não sei te afirmar agora a porcentagem de viaturas paradas por falta de manutenção, mas existe sim; isso pelo não pagamento de peças e serviços nos carros. Estamos há algum tempo com restrições na parte financeira, que vem atingindo o custeio de diversas áreas da administração. E principalmente, no que diz respeito à Polícia Civil e Militar, atinge a manutenção dos carros”, afirmou Aldair da Rocha.

Segundo ele, “a crise econômica pela qual passa o Governo tem dificultado a liberação de recursos”, o que limita os recursos destinados às polícias Civil e Militar. “Essa crise econômica que estamos passando no Governo vem dificultado a liberação de recursos. Por isso, o plano que temos é pleitear através de documentos e de pedidos formais à Secretaria de Planejamento a liberação desses recursos, mas não cabe à Secretaria de Segurança dizer o quanto e nem quando vai ser disponibilizado. Mas essas reivindicações estão sendo feitas”, declarou Rocha.

De acordo com o secretário, ontem à tarde estava marcada uma reunião com a pasta estadual de Planejamento para que a falta de recursos fosse discutida. É a mesma justificativa dada pela Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol). O delegado geral, Ricardo Sérgio, estava viajando e não pode atender à reportagem, por isso, designou o  diretor administrativo da instituição, Gustavo Santana. De acordo com o servidor, o decreto da governadora Rosalba Ciarlini, feito no último mês de agosto, e que restringiu os gastos em todo o poder público estadual, atrapalhou o planejamento feito quanto à manutenção das viaturas.

“Já vinhamos com as parcelas referentes à manutenção das viaturas a serem saldadas antes do decreto. Então, [após a determinação] ficamos sem ter como pagar tudo e recuperar todos os veículos”, explicou Santana. Ainda segundo ele, com isso, o custeio com manutenção e reparos mecânicos na frota diminuiu em relação ao ano passado. Contudo, ele não soube repassar qualquer valor financeiro.

O chefe do Setor de Transportes da Sesed, Ranulfo Alves, dizia na matéria do último sábado que no dia 24 de junho deste ano a empresa Eletropeças já havia comunicado a interrupção da prestação de bens e serviços à Sesed devido ao atraso no pagamento das faturas referentes aos meses de maio a junho deste ano. “A dívida era de R$ 250 mil e foi pago R$ 70 mil”, afirmou.

Segundo Alves, no caso de haver o pagamento do restante do débito à Eletropeças, certamente os serviços de manutenção da frota de veículos da segurança pública serão retomados. Mas, em virtude da demanda represada, ele acredita que não será possível colocar, imediatamente, todos os veículos quebrados ou que precisam de reposição de peças, para rodar.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário